Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Colunista
Colunista

COBERTURA COMPLETA E EXCLUSIVA: O INCRÍVEL SUCESSO DO 35º GARRA PROFISSIONAL - 15/06/2023

Pensando na valorização do trabalho de um profissional, nasceu em Pará de Minas, em 1987, o evento Garra Profissional, criado pelo jornal Gazeta pará-minense. Para evidenciar o valor dos melhores profissionais da cidade, anualmente 18 troféus do leitor prateado são entregues em grande noite, ao estilo do Oscar Americano. Hoje, é a maior e mais respeitada premiação da cidade, realizada, para uma platéia mínima de 500 pessoas formadoras de opinião. Para não perder a credibilidade, não há envolvimento de dinheiro e o ingresso para participar desse grande evento é simplesmente um quilo de alimento não-perecível. O montante arrecadado (em torno de 500kg) é totalmente repassado, na mesma noite, a uma das entidades filantrópicas da cidade, em forma de rodízio anual.

Na noite de 27 de maio, sábado, o GP Jornal realizou o sempre esperado, há 35 anos, Garra Profissional, no maravilhoso auditório reformado da Escola Estadual Fernando Otávio, onde foram revelados os resultados do Oscar Patafufo, homenageando os noventa Melhores Profissionais de Pará de Minas, em 2022 e premiando dezoito deles com a disputada estatueta do Leitor Prateado.  O ingresso para participar desse grandioso evento GP é 1KG de alimento não perecível por pessoa. Isso, porque o editor GP faz questão que o evento não venda ingressos, mesas nem sirva coquetel após o evento, para não gerar dúvidas sobre resultados, possivelmente comprados. E assim, na mesma noite, centenas de quilos de alimentos foram doados para o Patronato Salesiano.

NÚMEROS ARTÍSTICOS

* O 1º show foi apresentado do lado de fora do auditório, onde o artista circense, WENDELL GUILHERME, pará-minense de 25 anos, formado em teatro, pela UFMG, saudou às centenas de pessoas que participaram deste evento GP, com um número de PIROFAGIA (cuspidor de fogo). * Enquanto isso, no palco, das 19H30 às 20H, o CORAL LISBOA cantou e encantou a todos com suas delicadas músicas. Trata-se de um projeto social formado por crianças e adolescentes, sob regência musical de Ana Paula Carvalho e coordenação pastoral de Janete Medeiros, tendo no cajon (carron), Marcos Vinícius, e nos violões, Felipe e Renan. * Após, agora no palco, Wendell apresentou o seu personagem, o PALHAÇO CARACOL, o número EQUILÍBRIO NA BOLA, ao som de uma animada música circense americana. A plateia foi ao delírio, batendo palmas, ao ritmo da música e, quase passou mal, quando ele começou a pular corda sobre a bola. * Mais adiante, também no palco, Wendell apresentou o 3º e último número, intitulado TECIDO ACROBÁTICO, tendo como tema a música Amor na Rede, de Erasmo Carlos. Para surpreender a plateia, quando ele estava no teto do teatro, fingiu uma queda livre, seguido de um coletivo OOOOH das pessoas. * E, como não poderia faltar, houve a tradicional exibição de um clipe de RÔMULO LEITE, preparado especialmente para o 35º Garra Profissional, sobre as lagoas de Pará de Minas, em cima da música Nunca Pare de Sonhar, de Gonzaguinha, na voz de Erasmo Carlos. Na verdade, um furo de reportagem do GP Jornal naquela noite, já que Pará de Minas hoje tem mais lagoas que Sete Lagoas/MG, até então, como a cidade com maior número delas, em todo o estado de Minas Gerais.

A ABERTURA

* Todos os participantes do evento receberam na entrada um número, para o sorteio de um Vale Compras, no valor de R$ 500,00, de JU OLIVEIRA, que foi sorteado no fim do evento. Além do sorteio, todos os 18 premiados da noite foram presenteados pela mesma lojaCitar a ju oliveira e nome da vencedora aqui. * 

Às 20H em ponto, o jornalista Bié Barbosa deu início a esse consagrado evento GP, saudando e agradecendo a todos, bem como dedicando a 35ª edição do Garra ao ex-diretor da EE Fernando Otávio, Mozart Campos. * Em seguida, passou a condução deste tradicional evento à mestra de cerimônia ANA SOUSA, que, cada vez mais, torna-se uma expert em apresentar este e outros eventos do GP Jornal.

MAS, SEM ELES, NADA ACONTECERIA

A realização da 35ª edição do Garra Profissional só foi possível, graças ao patrocínio de 18 empresas solidárias. Confira em ordem alfabética quem são eles: * AGROGER, * ÁGUAS DE PARÁ DE MINAS, * ASCIPAM EMPRESARIAL, * AUTOESCOLA NACIONAL, * BH SUPERMERCADOS, * COOPMETRO, * DROGA REDE, * ELETROCAMP, * FRIGOMATOSO, * GRUPO ALTEROSA, * NUMBER ONE * PALMEX ENGENHARIA, * PLENA ALIMENTOS, * PRÓ-MÓVEIS * QUALYES, * ROGESESI, * SUGGAR e * SUPERMERCADOS PANELÃO.

PARCEIROS CONSTANTES

Isso, sem falar no apoio de: * AC Décor, * Girassol Floricultura * Prefeitura Municipal de Pará de Minas (aparelhagem de som), * Ana Sousa, * Sicoob Ascicred (patrocinadora dos deliciosos bombons) * calígrafa Renata Clara, * Escola Estadual Fernando Otávio, sob a direção de Alfredo Couto, * Márcia Gás (fornecimento de copinhos de água Aguaí), Limpran Produtos de Limpeza (fornecimento de sabonetes líquidos para os novos banheiros), * fotógrafa Letícia Nogueira, * Yolanda Caffaro, * DS Led, de Emerson Santana, Rafael 1 e 2 (operação de vídeo), Rômulo Leite Filmes (operação de som) e * Equipe GP. E mais: os anunciantes no GP Jornal e nas páginas da bela revista do evento, à Comissão Julgadora (os nomes dos 30 jurados foram divulgados na última página da revista e no próprio GP Jornal) e a todos que, de alguma forma, colaboraram para que o GP Jornal transformasse mais um sonho em realidade.

E AS ESTATUETAS DO LEITOR PRATEADO FICARAM COM QUEM?...

Só quem já pisou naquele famoso tapete vermelho que os conduziu ao palco, ficando frente a frente com a réplica gigante da bela estatueta do Garra, que tem 1M89, e foi confeccionada pelo empresário e artista plástico NILSON DOS SANTOS, sabe como é sentir a emoção inigualável de ser um dos dezoito homenageados Garra. Veja agora quais dos noventa finalistas os trinta jurados deram maior número de votos, para ficar com as 18 estatuetas do Leitor Prateado. Vale salientar que dez deles ganharam o cobiçado troféu pela 1ª vez, com inteira aprovação da bela e seleta plateia. Dessa vez, foram agraciados onze homens e sete mulheres. Patrocinadores do evento e convidados GP revelaram os resultados, sob grande expectativa e emoção. Veja nas páginas 4 e 5.! Confira.

QUEM TEM MAIS GARRA?

Neste grandioso evento GP, o profissional que fatura oito estatuetas vai para a honrosa galeria dos Hors-Concours, não podendo mais concorrer à estatueta do Leitor Prateado. No ano passado, eram eles: * Eduardo Barbosa * José Hermano de Oliveira Franco * Maria Assunção do Patrocínio/dona Fia * Myrtes Pereira * Osmano França * Osmar França e * Rony Morais. Como no evento deste ano, o prefeito Elias Diniz conquistou a sua 8ª estatueta do Garra, ele, a partir de agora, também fará parte dessa desejada galeria, cedendo lugar para outros talentos da terra.

ESTES TAMBÉM TÊM - Os profissionais abaixo citados também já levaram um bom número de estatuetas do Leitor Prateado para casa. Confira: empatados com SETE CADA UM: * Agenor Carvalho (in memorian), * Inácio Franco, * José Misael e * Sônia Naime. Com SEIS: * Angelo Cáffaro e * Jurandyr de Faria Leitão.

O GP NÃO PÕE O DEDO, NEM VENDE RESULTADOS 

Como sempre acontece, há trinta e cinco anos, os votos dados pela Comissão Julgadora deste ano, totalmente renovada e composta por trinta isentos profissionais, ficarão guardados na sede do jornal, durante os próximos doze meses, para possível checagem dos resultados, por parte de todos os mais de trezentos indicados e noventa finalistas. No mais, até o próximo ano, se assim for permitido!


Opinião unânime dos dezoito homenageados com a nova estatueta do Leitor Prateado sobre esse evento GP: * organização impecável, * local apropriado, * atrações surpreendentes, * evolução para painel de led, * clipe com furo de reportagem sobre as lagoas da cidade, * decoração perfeita, sem exageros e * alguns profissionais sendo homenageados pela 1ª vez. Tudo isso e muito trabalho fizeram do 35º Garra Profissional uma noite inesquecível para todos, vencedores ou não

Galeria

Mais da Gazeta

Colunistas