Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

OS MELHORES PROFISSIONAIS DE 2016, EM PARÁ DE MINAS - 18/12/2017

Na edição de um dos primeiros Garra Profissional, realizado no auditório da Escola Estadual Fernando Otávio - depois que o auditório do Colégio das Irmãs (hoje, Berlaar) foi derrubado - o, então prefeito, José Porfírio de Oliveira (pai), ao se despedir do jornalista Bié Barbosa, disse-lhe:

- Este Garra não é mais seu, nem da GAZETA. Ele já faz parte do calendário de Pará de Minas e viverá, além de você e do jornal!

Pode até ser que a premonição do saudoso prefeito não se concretize, mas, até aqui, trinta anos depois, tem valido as sensitivas palavras dele. Tanto é que foi realizado com grande êxito, na noite de 11 de novembro, sábado, no auditório da Igreja do Evangelho Quadrangular, a sua 30ª versão. 

CHOVE OU NÃO CHOVE?

Durante todo o dia 11, a Equipe GP, preparando o local para a realização do evento, consultava, de tempo, nos celulares, a previsão do tempo, já que o céu estava carregado de negras nuvens. Todos os sites anunciavam muita chuva com trovoadas, à tarde, e mais chuva ainda com relâmpagos, à noite. Comandando o trabalho, o editor GP dizia a todos que esperava que isso não acontecesse, porque chuva assim atrapalha demais todo e qualquer evento. Em certo momento, ele demonstrou a sua preocupação para o pastor Luiz Paulo Marques que lhe disse, calmamente:

- Fique tranquilo. Não vai chover e o coral vai poder cantar lá fora como você quer, recepcionando a todos.

Às 19H30, a porta do auditório foi aberta com o coral do Patronato cantando lindamente, recepcionando a elegante e numerosa plateia. Às 20H em ponto, como prometido, teve início este evento GP, sem chuva como previu o pastor. Minutos depois, uma chuva forte com relâmpagos aconteceu e só parou no exato momento em que o 30º Garra Profissional chegava ao fim (22H) com a Casa lotada. 

BALANÇO DO EVENTO

Agora, ficar escrevendo aqui que foi um enorme sucesso seria como chover no molhado com a reportagem GP jogando confete sobre si mesma. Então, se você não foi procure ouvir uma das mais de quinhentas pessoas que estiveram lá, prestigiando, mais uma vez, o Oscar Patafufo, o mais importante e empolgante evento de Para de Minas, de todos os tempos. Continue lendo e saiba mais.

OS DEZOITO AGRACIADOS

Veja agora quem, dos noventa concorrentes nas dezoito áreas, levou para casa a disputada estatueta do Leitor Prateado. Só eles podem dizer o que cada profissional sente ao pisar sobre o famoso tapete vermelho que os conduziu ao palco, ficando frente a frente daquela bela estatueta de 1M90 e recebendo a sua réplica de 30CM. Confira quem foram os vencedores deste ano: * Administração: MARCONE VALADARES; * Agronegócio: ANTÔNIO SILVA/Betruca; * Arte e Cultura: MARTA MORAIS; * Assistência Social: PEDRO HENRIQUES DE LIMA; * Comércio: NILTON FERREIRA DE OLIVEIRA; * Comunicação: GERALDO RODRIGUES; * Construção Civil: SAULO MENDES; * Direito: RENATO DE VASCONCELOS; * Educação: MARIA DOLORES VASCONCELOS; * Esporte: ÉRICA FREITAS; * Finança: OSMANO FRANÇA; * Funcionário Padrão: FRANCISCO DUARTE (Chico da prefeitura); * Indústria: SÉRGIO LAGE; * Meio Ambiente: JOSÉ HERMANO FRANCO; * Política: ELIAS DINIZ; * Prestação de Serviços: IÊDA REZENDE; * Promoção: PADRE CHARLEY; * e Saúde: médico THIAGO NASSER.

SEM ELES, NADA TERIA ACONTECIDO

A realização desse grandioso e filantrópico evento GP só foi possível, mais uma vez, graças ao patrocínio e apoio de empresas e profissionais solidários. São eles: * Águas de Pará de Minas, * Ascipam * Deputado federal Diego Andrade * Drogaria Araujo * Mart Minas * Plena Alimentos * Pró-Móveis * Siderúrgica Alterosa * Dra. Vanessa Silveira Odontologia Estética, cuja proprietária presenteou a todos os vencedores com kits de sua clínica e * Mássima Contabilidade.

E ainda: * AC Decorações * Banda de Música Lira Santa Cecília * Calígrafa Renata Clara * Demétrio Laurentys Fotografia * Igreja do Evangelho Quadrangular * Jotalux *

Márcia Gás * Missaka Escola de Dança * Patronato * Programa Mistura Fina * Rádio Stilo FM * Rádio Total FM * Rômulo Leite Vídeo e * TVI. 

 Isso, sem falar nos anunciantes no jornal e na revista com 20 páginas do evento, e aos vinte e sete membros da Comissão Julgadora, cujos nomes já foram divulgados na GAZETA e na revista do evento, os homenageados e reveladores de resultados, os deliciosos bombons de coco e ameixa preparados por Adriana Bombons, os copinhos de água mineral patrocinados por Márcia Gás, em parceria com a Aguaí e a todos que, de uma forma ou de outra, colaboraram para que a GAZETA transformasse mais um sonho em realidade.

QUEM TEM MAIS GARRA?

Veja agora quais são os profissionais que já faturaram mais estatuetas do Leitor Prateado: o hors concours Osmar França (não pode mais concorrer, porque já faturou dez estatuetas, máximo permitido no evento); Osmano França, nove; empatados com oito cada: Maria Assunção Patrocínio/dona Fia e José Hermano Oliveira; empatados com sete cada: deputado federal Eduardo Barbosa, deputado estadual Inácio Franco (único a ganhar duas estatuetas em um único Garra) e Myrtes Pereira; empatados com seis: Agenor Rezende, Misael Almeida, Jurandyr Faria Leitão, Rony Morais e Angelo Caffaro.




O médico pediatra THIAGO BRUNO FARIA NASSER VILELA, natural de Campo Belo/MG, é casado com Bianca Lima Faria (candidata ao GGP 2007) com quem espera, para março, a chegada da primogênita Maria. Thiago diplomou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, com especialização em Medicina de Família, em Fortaleza/CE, e Pediatria, em São Paulo/SP. Retornando a Minas, trabalhou em Moema, Nova Serrana, São Sebastião do Oeste, Juatuba e Conceição do Pará. Em Pará de Minas, começou trabalhando no Pronto Atendimento, postos de saúde e Casmuc e, há quatro anos, trabalha na pediatria da Unimed 24 Horas, bem como em seu consultório particular. Fora isso, ainda dá atendimentos nos hospitais de Pará de Minas e Nova Serrana. Por essas e outras, Thiago Nasser é Garra Profissional 2016 na SAÚDE, em Pará de Minas!
O financiário OSMANO DINIZ FRANÇA é casado com Valéria do Carmo Faria com quem tem dois filhos: Belle e Luca. Em 2016, como gerente do Sicoob Ascicred, Osmano capacitou, treinou, preparou e atualizou, de maneira exclusiva e sem custo para os cooperados, quase seiscentos clientes, através do CACC - Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados. Fora isso, * participou da criação do Posto Policial do bairro São Francisco; * realizou a 2ª Corrida de Rua do banco; e * arrecadou e doou, em parceria com outras cooperativas, eletrodomésticos, móveis, livros, jogos educativos, acessórios de informática e material esportivo para a Associação Comunitária Bela Vista, beneficiando mais de duzentas crianças e adolescentes. Por essas e outras, Osmano França, é, pela 9ª vez, Garra Profissional na FINANÇA, em Pará de Minas!
O biólogo e gestor de projetos JOSÉ HERMANO OLIVEIRA FRANCO é casado com Lirane Teresinha Silva da Rosa com quem tem um filho: Salomão. Em 2016, José Hermano foi reeleito representante da sociedade civil na Copam - Conselho Estadual de Política Ambiental, além de ocupar o mesmo cargo na Câmara Técnica de Proteção à Biodiversidade, CPB do Convênio Ozanan. Participou do desassoreamento de vinte e duas lagoas, além da construção de oito barragens e duas lagoas. Atuou também: * na manutenção da área das nascentes do Bariri; * na criação da lagoa do Bairro Serra Verde; e * na finalização de lagoas no prolongamento do bairro Belvedere. Fora isso, realizou quinze palestras sobre o meio ambiente. Por essas e outras, José Hermano Franco é, pela 8ª vez, Garra Profissional no MEIO AMBIENTE, em Pará de Minas!
O industrial SÉRGIO DOS SANTOS LAGE é casado com Débora Matoso Costa com quem tem dois filhos: Antônio e Maria Fernanda. Em 2016, como presidente do conselho de administração da Lamil Especialidades Minerais, Sérgio dedicou-se à consolidação dos seguintes projetos: * implantação do novo moinho de bolas; * revitalização da britagem; * otimização da classificação de matérias-primas; * implantação de frota própria de transporte de minérios; * e aperfeiçoamento dos processos de extração mineral nas minas subterrânea e a céu aberto. Fora isso, adquiriu novos equipamentos para os laboratórios de controle de qualidade, desenvolveu produtos e direcionou os negócios e os investimentos da empresa. Por essas e outras, Sérgio Lage é Garra Profissional 2016 na INDÚSTRIA, em Pará de Minas!
O jornalista GERALDO DE SOUSA RODRIGUES é casado com Maria Helena da Silva Rodrigues com quem teve dois filhos: Felipe e Fábio. Em 2016, Geraldo Rodrigues, através de seu portal de notícias GR News (cujas iniciais são o seu próprio nome) cumpriu muito bem a sua meta de publicar notícias locais, estaduais e nacionais com rapidez e qualidade. Desenvolveu também projeto de reconfiguração de sua sede própria para facilitar as suas atividades, bem como lay-out do portal. Paralelo a esse trabalho, ele continua apresentando o Programa do Povo, na Rádio Santa Cruz AM, onde iniciou, há 32 anos, a sua trajetória na imprensa local. Fora isso, concluiu uma pós-graduação em Comunicação e Jornalismo. Por essas e outras, Geraldo Rodrigues, é Garra Profissional 2016 na COMUNICAÇÃO, em Pará de Minas!
A autônoma IÊDA HELENA REZENDE COSTA, casada com Gilson Charles de Morais, tem três filhos do primeiro casamento: Paulo César, Felipe e Larissa. Em 2016, o seu Ieda Buffet realizou festas para cento e vinte casamentos, trinta aniversários infantis, quinze bailes de debutantes, sem falar nas festas corporativas e de formaturas. Quando tantas empresas demitiram funcionários ou até encerraram as suas atividades, o seu buffet contratou mais três funcionários fixos. Fora isso, gerou empregos indiretos para mais de cem pessoas que conseguem os tão sonhados complementos de suas rendas, trabalhando para ela, nos fins de semana. Por essas e outras, Iêda Rezende é, pela 2ª vez, Garra Profissional, na PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, em Pará de Minas!
O professor aposentado PEDRO HENRIQUES DE LIMA é filho de Maria de Lima e do saudoso João Henriques Soares. Em 2016, Pedro Henriques, como presidente da Fazendinha Feminina Sovida, seguindo o cronograma modelo das casas terapêuticas que é o tradicional tripé Estudo, Trabalho e Espiritualidade, realizou dois cursos do Senar: Horticultura e Biscoiteria. As residentes participaram, com o maior entusiasmo, de ambos eventos, realizados na Fapam e no Sindicato Rural. Fora isso, conseguiu reunir toda a documentação necessária do terreno onde está instalada a conhecida fazendinha e, finalmente, enviá-los à Secretaria de Estado para, finalmente, conseguir a tão sonhada escritura final do terreno. Por essas e outras, Pedro Henriques de Lima é, pela 3ª vez, Garra Profissional na ASSISTÊNCIA SOCIAL, em Pará de Minas!
O promotor de justiça RENATO DE VASCONCELOS FARIA é casado com Juliana Morato Ramiro, com quem tem dois filhos: Lucca e Luíza. Em 2016, Renato exerceu essa importante função em Pará de Minas, na área criminal, atuando diretamente nos processos que envolvem os mais diversos crimes praticados nesta comarca. Fora isso, fez questão de frisar à comissão organizadora desse grandioso evento que ele, profissionalmente, prefere o anonimato por não se achar merecedor de qualquer prêmio pelo trabalho que exerce. Entretanto, confessou que ficou feliz por ter sido lembrado, já que isso é sinal de que o seu trabalho, de alguma forma, tem sido importante para os pará-minenses. Por essas e outras, Renato de Vasconcelos é Garra Profissional 2016 no DIREITO, em Pará de Minas.
O assessor com cargo comissionado FRANCISCO CARLOS DUARTE é casado com Nair Melgaço com quem teve dois filhos: Ednária e Ednei. Em 2016, o Chico da Prefeitura, como ele é mais conhecido, trabalhou com afinco e ajudou aos colegas de trabalho em sua área de atuação que é montar palcos e barracas de todos os eventos da prefeitura e da comunidade, inclusive religiosos e beneficentes. Há quem diga que, apesar da idade mais avançada, ele faz serviços equivalentes a três funcionários. Fora isso, gosta de ajudar; * às pessoas doentes, providenciando camas, cadeiras de banho e de rodas; * às pessoas carentes, conseguindo utensílios domésticos; e * às fazendinhas, fazendo doações. Por essas e outras, Francisco Duarte, é Garra Profissional 2016 no FUNCIONÁRIO PADRÃO, em Pará de Minas!
O professor e administrador ELIAS DINIZ é casado com Diva Cristina Oliveira com quem teve dois filhos: Hugo e Marina. Em 2016, Elias candidatou-se, pela terceira vez, a prefeito, quando mobilizou lideranças políticas a seu favor e ouviu os anseios comunitários, através dos representantes de instituições, entidades e setores produtivos. Fora isso, realizou uma campanha respeitosa com os seus adversários e realizou o sonho de ser o prefeito de Pará de Minas. Agora, com os 17.502 votos recebidos está colocando em prática os quatro pilares de seu plano de governo que são: * Prestação de serviços humanizados e de qualidade; * Eficiência pública; * Responsabilidade na aplicação dos recursos públicos; * E modernidade de gestão. Por essas e outras, Elias Diniz é, pela 5ª vez, Garra Profissional, agora na POLÍTICA, em Pará de Minas!
Padre CHARLEY MARCELINO SILVA é filho de Geralda do Carmo e do saudoso Mário Lúcio da Silva. Em 2016, padre Charley realizou, todo mês, a Missa da Misericórdia para quase dois mil jovens, instruindo-os contra as drogas, prostituição e suicídio. Distribuiu e motivou pessoas para o plantio de mil mudas de árvores frutíferas, durante a ecológica Campanha da Fraternidade. Restaurou uma peça sacra do Senhor Morto, de quase duzentos anos, feita por padre Antônio Félix, irmão de Aleijadinho. Fora isso, promoveu campanhas filantrópicas em prol das comunidades terapêuticas, Cidade Ozanan, Centro Pop, Restaurante da Criança e projeto Bola de Gude para arrecadar alimentos não perecíveis. Por essas e outras, padre Charley é Garra Profissional 2016 na PROMOÇÃO, em Pará de Minas!
A educadora MARIA DOLORES DOS SANTOS VASCONCELOS, separada, tem quatro filhos vivos: Maria Cristina, Flaviana, Graziela e Diego. Em 2016, Dolores, como é mais conhecida, com sessenta anos dedicados à educação, viveu o auge de seu maior sonho: o Colégio Passos. De sua propriedade, essa escola se destacou pela ampliação do modo de pensar e agir de seus alunos, começando pela solidariedade e respeito às diferenças. Tudo isso, através de uma proposta de ensino prazerosa e eficaz. Fora isso, desenvolveu projetos pedagógicos que promovem a interação dos alunos com variadas entidades da comunidade e atividades esportivas. Por essas e outras, Dolores Vasconcelos, é, pela 2ª vez, Garra Profissional na EDUCAÇÃO, em Pará de Minas!
O comerciante NILTON FERREIRA DE OLIVEIRA é casado com Rozimeira Joana da Silva com quem teve três filhos: Thiago, Nilton Júnior e Thalyta. Em 2016, Miltinho - e não Niltinho - como ele é mais conhecido, diretor-presidente de suas lojas, apesar do quadro negativo em nível municipal, estadual e nacional, com tantos empresários desanimados, as lojas Cabocla Modas cresceram. Segundo ele, a receita de sucesso é simples: * Trabalhar muito e sempre; * valorizar os colaboradores; * oferecer o melhor atendimento; * e agradecer a Deus por tudo! Fora isso, ele finalizou o ano passado com mais uma loja prontinha para ser aberta, sendo inaugurada no início deste ano. Por essas e outras, Nilton de Oliveira é Garra Profissional 2016 no COMÉRCIO, em Pará de Minas!
A professora aposentada e atriz MARTA MARIA DE MORAIS, é casada com José Gonçalves Pimenta, com quem tem dois filhos: Rômulo e Rosane. Em 2016, Marta, além de fazer apresentações em eventos particulares, contou histórias no santuário e em escolas da cidade. Participou do projeto Minas em Destaque em duas escolas locais. Fez intervenções em palestras e reuniões. Participou das peças Pelos Caminhos das Rosas Vermelhas, que foi encenada até no Teatro Marília, em BH, e Sogra Não é Mãe. Foi protagonista do filme Dentro da Caixinha, exibido para estudantes locais, de Belo Horizonte e outras cidades. Fora isso, fez parte do voluntário Doutores Palhaços, com visitas ao hospital, à Upa, Cidade Ozanan e Fazendinha Sovida. Por essa e outras, Marta Morais é Garra Profissional na ARTE E CULTURA, em Pará de Minas!
A atleta e educadora física ÉRICA LETÍCIA FREITAS ALMEIDA é filha de Maria Helena de Freitas e José Maria Natalício de Almeida. Em 2016, como atleta, Érica disputou o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, subindo ao pódio três vezes. Veja: 1º lugar, em Uberlândia/MG; 1º lugar no Rio de Janeiro/RJ; e 2º lugar em São José/SC. Para tanto, treinou na quadra de areia do Bariri, muitas vezes sozinha, planejando os próprios treinos e motivando-se. Como educadora física, orientou, treinou e preparou fisicamente alunos de várias idades. Fora isso, o Projeto Social Érica Vôlei, que ela ajuda a coordenar e leva o seu nome, completou quatro anos de existência. Por essas e outras, Érica Freitas, é, pela 3ª vez, Garra Profissional, no ESPORTE em Pará de Minas!
O empresário ANTÔNIO DE MELO SILVA é casado com Geralda Aguiar com quem tem três filhos: Flávio Marcus, Fabrício e Cristiane. Em 2016, como presidente da forte e atuante Cogran - Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas, Betruca, como ele é mais conhecido, manteve inalterado o rítmo do abate de frangos que hoje são vendidos por todo o país, além de continuar gerando 450 empregos diretos. Fora isso, estruturou sua planta industrial de carne suína, com capacidade de 400 carcaças/dia, oferecendo mais um suporte aos seus cooperados que, mesmo com produção em larga escala, teriam dificuldade em manter suas atividades, de forma independente. Por essas e outras, Antônio de Melo Silva é, pela 3ª vez, Garra Profissional no AGRONEGÓCIO, em Pará de Minas
O bancário aposentado MARCONE ESTÁQUIO VALADARES é casado com Maria Daura Santos com quem tem uma filha: Laís. Em 2016, como administrador da AABB, Marcone construiu a secretaria, a sala de reunião e a nova portaria, totalmente informatizada e com cancela eletrônica. Ampliou e modernizou a piscina infantil com a construção do Parque Aquático. Construiu mais uma quadra de tênis, cobriu as duas quadras e trocou a iluminação por lâmpadas de Led. Ampliou o bar, o restaurante e o salão de festas que recebeu cinquenta modernas mesas. Adquiriu o toboágua e novos aparelhos para a academia, fazendo a AABB tornar-se o clube da cidade mais procurado por novos sócios. Para se ter um ideia, a fila de espera está em torno de seiscentos nomes. Fora isso, sua diretoria realizou diversas competições esportivas e inúmeros eventos festivos. Por essas e outras, Marcone Valadares é, pela 3ª vez, Garra Profissional, agora na ADMINISTRAÇÃO, em Pará de Minas.
O industrial SÉRGIO DOS SANTOS LAGE é casado com Débora Matoso Costa com quem tem dois filhos: Antônio e Maria Fernanda. Em 2016, como presidente do conselho de administração da Lamil Especialidades Minerais, Sérgio dedicou-se à consolidação dos seguintes projetos: * implantação do novo moinho de bolas; * revitalização da britagem; * otimização da classificação de matérias-primas; * implantação de frota própria de transporte de minérios; * e aperfeiçoamento dos processos de extração mineral nas minas subterrânea e a céu aberto. Fora isso, adquiriu novos equipamentos para os laboratórios de controle de qualidade, desenvolveu produtos e direcionou os negócios e os investimentos da empresa. Por essas e outras, Sérgio Lage é Garra Profissional 2016 na INDÚSTRIA, em Pará de Minas!

Mais da Gazeta

Colunistas