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Projeto Teatro na - 30/01/2009

Criado em 2000, pelo arte-educador Rony Morais, (com blusa branca, na foto) o projeto Teatro na Educação utiliza a arte cênica no processo de desenvolvimento humano em escolas de periferia de Pará de Minas. Rony começou sua trajetória na educação, com o intuito de colocar em prática o curso Teatro na Educação que ele havia feito, com a professora Marina Miranda, no Palácio das Artes em Belo Horizonte/MG. "O projeto surtiu um resultado impressionante, quando os alunos demonstraram seu potencial, através da ludicidade. Depois de passar por outras escolas da rede estadual, fiz uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em 2002, quando o projeto ganhou outra dimensão. Houve então um direcionamento para dois bairros periféricos e carentes de atividades culturais: Santa Edwiges e Padre Libério. Já no 1º ano, o teatro chamou atenção de um grande número de alunos, revelando que a arte é, para muitos adolescentes de periferia, uma referência de descoberta de si mesmo, do outro e do mundo. Foram, então, trabalhadas expressões corporais e vocais, desinibição, improvisação, vivências de jogos dramáticos e muitas outras atividades em que os alunos puderam entrar na pele dos personagens", explica Rony. A partir daí, grupos teatrais foram criados, como o Colibri e Grupo Cênico Tatu Bola, todos formados por alunos que já estão em nível avançado dentro da arte cênica. Seus repertórios de peças educativas já foram apresentados em eventos no Rio de Janeiro/RJ, Maringá/PN e as mineiras cidades de Poços de Caldas, Santa Luzia, Divinópolis, Ouro Preto, Itaúna e Belo Horizonte. Outras atividades do projeto são as atividades realizadas com alunos de 3ª e 4ª séries, onde o teatro é utilizado, para incentivar suas leituras e escritas. "Muitos clássicos da literatura foram utilizados através de atividades lúdicas despertando o prazer pela leitura", garante o arte-educador.

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