Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Coronavírus
Notícias Coronavírus

COMITÊ DECIDE QUE ESTABELECIMENTOS E EVENTOS SÓ PODERÃO TER 120 PESSOAS - 01/12/2020

Na manhã de hoje, 1° de dezembro, 3ª feira, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde – covid-19 se reuniu na sala de reuniões da prefeitura para tratar as questões de flexibilização na cidade, tendo em vista que os casos de coronavírus na cidade estão tendo um aumento significativo. A reportagem GP conversou com o secretário de saúde, Wagner Magesty. Veja.

“Diante do novo cenário e de uma 2ª onda que estamos vivendo, o que nos preocupa bastante, é que estamos percebendo uma evolução no número de casos, haja vista que tínhamos um acompanhamento que diariamente tínhamos entre 20 pacientes, e 4 pacientes internados, e no último fim de semana tivemos um salto de 20 para 42. Fui vítima de covid e quero externar que é péssimo, uma doença que vem, acomete, causa sintomas extremamente desagradáveis, as pessoas têm que manter o cuidado,” afirma Wagner.

MOMENTO PREOCUPANTE - “Essa reunião foi de extrema importância, porque acendeu uma luz, pois é uma situação que está acontecendo no Brasil todo. Felizmente aqui temos ainda um quadro de estabilidade nos nossos equipamentos públicos, com uma taxa de ocupação de CTI de 60% e de leitos clínicos de 54%, mas estamos com uma estrutura de saúde também que está totalmente acometida, temos vários profissionais de linha de frente que estão acometidos com a doença, afastados. É um momento muito preocupante, dependemos da população, vemos que ouve um relaxamento muito grande por parte da sociedade, e voltamos a frisar através de uma campanha para estimular as pessoas a se prevenirem, pois estamos chegando no fim de ano e sabemos que existe uma maior aglomeração no comércio.”

QUAIS AS MUDANÇAS? - “Esse comitê não está aqui para criar nenhuma medida punitiva, e sim uma medida de ordenamento, funcionamento de todas as atividades comerciais, e por outro lado, esse comitê decidiu prorrogar o decreto, alterando apenas a questão do número máximo de pessoas nos estabelecimentos, que antes tinha um limite de 30%, sendo definido que o número máximo de pessoas em estabelecimentos e eventos será de 120 pessoas, isso na medida preventiva. Esperamos que não mudemos de onda na reunião do comitê do Estado. Estamos na Onda Verde, mas existe rumores de que a gente vá para a Onda Amarela. Caso isso aconteça, teremos um novo modelo, esse decreto perde a validade e tem que repensar toda a estratégia. O fato é que também vamos colocar a fiscalização na rua, para aqueles estabelecimentos que não cumprem ou descumprem as regras.”

Mais da Gazeta

Colunistas