Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

AUMENTAM OS CRIMES DE PEDOFILIA - 17/05/2018

No dia 8 de maio, foi realizada no salão do Ápice, uma palestra sobre a campanha Todos Contra a Pedofilia, que está sendo realizada em vários Estados do país. A de Pará de Minas foi proferida pelo promotor de justiça Carlos José Silva Fortes. A reportagem GP conversou com ele, que deu mais detalhes. Acompanhe.
“Tem dez anos que houve o início dessa campanha Todos Contra a Pedofilia, criada pelo senador Magno Malta, na CPI que terminou, mas o movimento continua, com objetivo de levar informações que sirvam para a prevenção e combate aos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Quando falamos de crimes de pedofilia, falamos de todos os crimes de natureza sexual, quando cometidos contra a criança e o adolescente. Tanto o abuso quanto a exploração existem em todos os níveis sociais e a maior parte dos autores são homens, mas há mulheres também; tem gente mais nova, mais velha, que estudou, que não estudou, gente rica e gente pobre, que tem religião, que não tem, todos, enfim. Algumas questões são específicas, como, por exemplo a exploração sexual, a prostituição infantil, que está mais ligada à miserabilidade. Já o abuso sexual não tem relação com essa questão. Alguns delitos estão ligados à internet e aumentam, na medida em que aumenta o uso da internet,” afirma o doutor Cazé, como ele é mais conhecido.

ONDE O PEDÓFILO ATUA? - “Às vezes, um parente muito próximo ou pessoas que a família confia pode ser o autor de abuso sexual. As estatísticas e registros dos crimes de pedofilia têm aumentado no Brasil e no mundo todo, nos últimos anos. Mas não tanto porque aconteça em maior quantidade, mas principalmente porque as pessoas estão mais conscientes em denunciar e comunicar o acontecimento. Tem uma coisa muito simples que os pais podem fazer, que é prestar atenção na vida do filho: cuidar dele, olhar onde ele está indo, com quem está andando e o que está fazendo. Eventos como este são fundamentais, pois trazem informações e educação, para prevenirmos a ocorrência de crimes, que atingem a parcela mais importante da sociedade, que são as crianças e os adolescentes, além de demonstrar o interesse público nos direitos das crianças.”

COMO DENUNCIAR? – “Pode ser pelo Disque 100, pela PM, PC e MP – Ministério Público. Recomendo que a denúncia seja feita pessoalmente, para passar informações e fornecer prova. Entretanto, se não quiser, telefone e faça a denúncia anonimamente, já que isso ainda é bem melhor que não denunciar.”

Mais da Gazeta

Colunistas