Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

FÓRUM LOCAL SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 12/04/2018

No dia 6 de abril aconteceu no auditório da Fapam um fórum de Cidadania, cujo foco foi a pessoa com deficiência intelectual em Pará de Minas. A reportagem GP conversou com o deputado federal, Eduardo Barbosa, que foi um dos palestrantes. Veja.
“Periodicamente, realizamos esses fóruns municipais que, depois, culminam num fórum regional e, depois, estadual. Trata-se de uma oportunidade da gente reunir representantes das famílias das pessoas com deficiência e dos profissionais que atuam com eles, para discutir uma temática específica. Isso é, inclusive, uma forma de criarmos uma consciência coletiva em todos aqueles que integram a associação de pais. É um fórum de debate para avaliarmos como eles têm participado da vida comunitária na nossa cidade, pois essa participação promove a cidadania, que não se faz no isolamento, mas sim, quando a pessoa ocupa esses espaços. Daqui, de Pará de Minas, vai sair um grupo que, depois, vai se encontrar com as Apaes da região Centro-Oeste e, depois, estarão no fórum estadual,” explica o deputado.

FALE DESSA DEFICIÊNCIA - “Entre as deficiências que existem, a intelectual é a mais desafiante, pela dificuldade de compreender a lógica do mundo, de estar integrado na escola e no mercado de trabalho. Muitas vezes, essa integração não depende só deles, mas também do outro, da atitude de quem convive com eles, de ter mais paciência, linguagem apropriada, explicar, com mais detalhes, aquilo que se passa no dia a dia, para eles poderem compreender as situações. Eles sempre ficam para trás. Já as outras deficiências, se você der escolaridade, consciência e mobilidade eles vão por si só. Basta a gente prepará-los.”

E A CÂMARA DOS DEPUTADOS? - “Temos uma comissão permanente, há três anos, na Câmara dos Deputados, sobre os direitos da pessoa com deficiência. Desde o primeiro momento, participamos dessa comissão, de uma forma muito ativa e agora estamos na mesa da comissão. Espero que possamos fazer um trabalho, para que avancem mais as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. É uma conquista e um compromisso muito grande, pois existe expectativa em cima de nós.”

Mais da Gazeta

Colunistas