Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

FURTAR ÁGUA É CRIME! - 03/01/2018

Pará de Minas tem vivenciado o problema de furto de água, mais conhecido como Gato de Água, exatamente como também acontece em todo o país. Dentre as fiscalizações feitas pela concessionária Águas de Pará de Minas, vinte e cinco por cento da população local tem furtado água, o que é crime e pode ser punido. A reportagem GP conversou com o superintendente da Águas de Pará de Minas, Thiago Contage, que falou sobre o problema. Veja.
“As perdas de água são um problema bastante sério, principalmente considerando os recentes períodos de estiagem, pelo qual o Brasil passou, inclusive Pará de Minas, há pouco tempo. Hoje, não sofremos mais com esse problema, mas o furto de água, sem dúvida, é um dos fatores que precisam ser combatidos para podermos continuar garantindo a segurança do abastecimento hídrico da cidade,” explica Thiago.

HÁ MUITOS FURTOS? - “A média de furtos que encontramos em 2017 é de vinte e cinco por cento das fiscalizações que foram feitas e encontramos alguma irregularidade. Essa campanha é mais um sinal de que a empresa está se colocando ao lado de seus clientes. É possível que alguns clientes não saibam ou não tenham se atentado de que o Gato de Água é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal. Então, estamos vindo com essa informação para conscientizar, inclusive recomendando às pessoas que, eventualmente, tenha algum tipo de irregularidade que ainda não saiba ou, talvez, tenha comprado algum imóvel e tenha alguma desconfiança. Nesses casos, é só ligar que enviaremos uma equipe ao local para regularizar. As pessoas podem fazer as denúncias, por meio do 0800942-0404.”

DÁ PRISÃO? - A reportagem GP conversou também com o delegado regional, Thiago Saraiva. Veja.
“Neste primeiro momento, a campanha é de conscientização. É importante que as pessoas entendam que furtar água é crime de furto. E, assim como a energia elétrica, a água é um bem que tem custo e se é feito um desvio de água ele é considerado furto. Dependendo do caso, pode-se ter uma pena agravada por fraude. É bom que as pessoas entendam que, a partir do momento que for constatada essa irregularidade, será acionada a polícia, que vai até o local fazer uma ocorrência, instaurar um inquérito e a pessoa será ouvida. No fim das contas, ela poderá ser indiciada e responder um processo, na justiça criminal.”

Mais da Gazeta

Colunistas