Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

OSB CLASSIFICA OS TRÊS MELHORES VEREADORES - 25/01/2018

Acaba de ser divulgado o terceiro relatório quadrimestral do local OSB – Observatório Social do Brasil, referente ao ano de 2017. Fruto de monitoramento constante das ações da prefeitura e da câmara, o relatório mostra a atuação firme da entidade. No que diz respeito à prefeitura, o OSB acompanhou trinta e oito pregões presenciais (para contratação de bens e serviços), três tomadas de preço (contratação de obras), além de licitações para contratação de eventos, dentre outros. O OSB também vem incentivando o empresariado local a participar das licitações para fomentar a economia, garantir o retorno dos tributos ao município e, principalmente, aumentar a concorrência, dificultando possíveis fraudes, além de melhorar o preço nas compras.
* Uma das intervenções de sucesso aconteceu no pregão que tratou da compra de dois mil seiscentos e dez galões de água mineral. Em 2016, com apenas uma empresa, cada galão saiu a onze reais e vinte e cinco centavos. Já em 2017, com três empresas participando, o valor caiu para sete reais. A vencedora foi justamente a empresa que o OSB incentivou a participar. * Mas esse monitoramento foi além, quando o OSB encontrou, por exemplo, situações de desvio de função na prefeitura e já levou tais situações ao MP - Ministério Público. * Também foi encaminhado ao MP possível irregularidade na contratação de serviço especializado de auditoria jurídico-administrativa. Essa última iniciativa foi decorrente da resposta insatisfatória da prefeitura. * No que diz respeito à câmara municipal, o OSB monitorou o trabalho individual dos vereadores e as ações gerais do Legislativo. Uma das ações foi a impugnação do pregão da compra de um veículo zero quilômetro, pelo valor de R$127.146,67. * O OSB também interviu na licitação do pregão para compra e instalação de cem ares condicionados e cortinas de ar, no valor de trezentos e quarenta e seis mil reais. As irregularidades apontadas foram encaminhadas ao MP. * Outra atuação que repercutiu muito na cidade aconteceu no projeto da criação de creches nos templos religiosos. As fundamentações do OSB, inclusive, foram sustentadas pela Procuradoria Jurídica da prefeitura que vetou o projeto. * Aconteceu também a denúncia de irregularidade na votação do projeto do IPTU. Como foram descumpridas normas do regimento interno, o OSB sugeriu à mesa da câmara uma ação judicial invalidando a votação e agora aguarda manifestação da Casa. * Quanto à avaliação individual, a metodologia aplicada leva em consideração a importância dos projetos e requerimentos apresentados pelos vereadores. A quantidade não conta, já que o peso se dá pela qualidade e abrangência coletiva da iniciativa. Com base nisso a classificação apontou o vereador Ênio Talma Rezende como o mais produtivo na comparação. Em segundo lugar aparece o atual presidente da câmara, Marcus Vinícius de Faria, o Marcão. Já a terceira posição no ranking ficou com Nilton Reis Lopes, o Niltinho do São Cristovão. As classificações seguintes são: Antônio Carlos dos Santos (Carlinhos do Queijo/4º lugar), Marcílio Souza (5º), Márcio Eustáquio Rodrigues (Márcio do São Cristovão/6º), Toninho Gladstone (7º), Daniel Melo (8º), Dilhermando Rodrigues (Dilé/9º) e Rodrigo Varela (10º). Atrás desses ainda vêm Rodrigo Alves Meneses (Rodrigo de Torneiros/MG), Carlos Roberto Lázaro, Márcio Lara, Mário Justino da Silva, Marcos Aurélio dos Santos, José Salvador Moreira (Dé Pedreiro) e Leandro Alves. O relatório completo sobre as ações do OSB, com todas as informações detalhadas do levantamento, está no site osbparademinas.org.br.

OSB É REFERÊNCIA NACIONAL
Referência no agronegócio, assim como na diversidade da economia e na hospitalidade de seu povo, o município de Pará de Minas agora também se destaca pela boa atuação do Observatório Social (OSB). Fundado há um ano, ele já deu mostras de como o trabalho sério e coletivo é importante para bem representar a sociedade civil no monitoramento do poder público. Com atividades diárias, voltadas para a inspeção de várias áreas da prefeitura e da câmara municipal, o OSB divulga a cada quatro meses um relatório completo das atividades. A mais recente publicação ganhou destaque nesta semana no site do OSB Brasil, que é a entidade que rege esse movimento que está em larga expansão no país. A reportagem ganhou destaque não apenas na interface do site como nos OSB’s espalhados no país e as manifestações são bastante entusiasmadas, tendo em vista a gama de serviços prestados em Pará de Minas. Aliás, reconhecidamente, o observatório local tem sido um dos mais atuantes de Minas Gerais, motivo pelo qual é apontado como referência e indicado diversas vezes para “apadrinhar” os novatos.


Mais da Gazeta

Colunistas