Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

JORNAL DEBATE SOBRE SEXUALIDADE - 03/11/2017

A pedido da professora pará-minense Ana Maria Chaves da Cruz, esta GAZETA realizou no último dia 26, 5ª feira, o 222° Grande Papo, desta vez na Escola Estadual da Jaguara/MG, com o tema proposto pela própria escola: Gravidez na Adolescência. Na verdade, foi um Grande Papo extra, pois o evento de outubro já tinha sido realizado. Fora isso, ele foi realizado de 10 às 11H30 e não das 19H30 às 20H30 como de praxe acontece. O debatedor convidado pela produção deste evento GP foi o psicólogo Walfrido Ribeiro. Após o debate, quando a plateia participou com perguntas diretas, aconteceu o sempre esperado Ganha Prêmio com brindes da PLENA ALIMENTOS, do escritor JOSÉ PEREIRA DA COSTA e da própria GAZETA. No fim do debate, a reportagem GP conversou com o debatedor e com a professora que convenceu o jornalista Bié Barbosa a realizar esse debate. Veja, primeiramente, o que disse, em resumo, o psicólogo Walfrido Ribeiro Júnior, 51.

“A gravidez na adolescência é difícil, por causa das grandes mudanças que o jovem casal passa, afetando a parte psicológica, familiar e até escolar. É uma mudança muito drástica para eles. Para evitar essa gravidez, digamos indesejada, tem de haver uma boa educação familiar com informações e o de sempre: uso de preservativos e anticoncepcional, sob orientação médica,” objetiva Walfrido.

JORNAL ESCOLAR - Veja agora o que disse a professora da escola, Ana Maria Chaves da Cruz, 49.

“Estamos fazendo um jornal escolar com os alunos do 1° ano do ensino médio da escola que terá o seguinte título: Jaguar MAP. Nesse jornal, nós focaremos três pólos econômicos da região: M de mineração, A de agricultura e P de pecuária. Diante disso, uma das ações seria realizar o Grande Papo aqui, trazendo diferentes e importantes informações aos alunos para, depois, virar uma matéria no nosso jornal. O debate foi maravilhoso, fiquei muito satisfeita e achei que todos aproveitaram muito, pois é um assunto polêmico que gera discussões e ajuda a formar opinião na cabeça deles,” explica a professora.

* O último Grande Papo deste ano será realizado no dia 23 de novembro, 5ª feira. Veja mais detalhes na coluna Grande Patrimônio, página 7. 

Mais da Gazeta

Colunistas