Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

EM QUE PÉ ESTÃO AS DOAÇÕES DE SANGUE NA CIDADE? - 23/11/2017

Como amanhã, 25, sábado, é dia do Doador de Sangue, a reportagem GP conversou com a responsável pela captação do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Fabíola Nogueira, para saber se está crescente ou descrente o número de doadores na cidade e como faz para ser um doador. Veja o que ela disse.

“Fizemos um levantamento dentro do Estado de Minas e caiu em torno de sessenta por cento de doações e isso é muito preocupante, pois a demanda de todo o estado é grande. A população, não só de Pará de Minas, mas de outras cidades não estão participando muito e isso vem repercutindo mal em vários procedimentos voltados para a saúde, que demanda de sangue. Essa diminuição acontece porque as pessoas estão adoecendo bastante, tomando muita medicação. Tem também essa vaidade das tatuagens e sobrancelhas micropigmentadas, que impossibilitam o candidato a doar por um ano. Fora isso, tem o desemprego, porque o hospital disponibiliza um ônibus gratuito para levar os candidatos até Divinópolis/MG, onde é realizada a doação, mas para chegar até o hospital, propriamente dito, o doador precisa pegar um lotação e os desempregados não estão tendo condição financeiro para isso, neste momento,” ressalta Fabíola.

POR QUE CAIU TANTO?

“Qualquer pessoa pode ser candidata a ser um doador de sangue, mas tem que estar dentro dos padrões do Hemocentro, que segue a portaria do Ministério da Saúde. A transfusão de sangue é coisa muito séria e há uma série de critérios para não colocar em risco a saúde do o paciente. Confira: * Tem que ter acima de cinquenta quilos; * não pode ter problemas de saúde, como hepatite, após os onze anos de idade; * se o candidato fez cirurgia, tatuagem ou até sobrancelha micropigmentada tem que esperar um período de doze meses; * se fez  pirce endoscopia e colonoscopia tem que esperar seis meses; * e na semana da doação, o candidato não pode estar tossindo, com garganta inflamada ou ferimento no corpo.”

Mais da Gazeta

Colunistas