Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

JORNAL ENSINA COMO CONSEGUIR O 1° EMPREGO - 01/09/2017

Esta GAZETA realizou no último dia 24, 5ª feira, o 219° Grande Papo, desta vez na Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira com o tema proposto pela própria escola, o 1° Emprego. Hoje, para conseguir um emprego é preciso: * buscar o máximo de experiências extracurriculares; * interagir bem com as pessoas; * saber lidar com as diferenças; * buscar o equilíbrio; * ter autoconhecimento; * tomar muito cuidado para não ser mais um viciado em redes sociais; e * não ficar preso ao curso que se está fazendo. Para falar sobre esse assunto, os debatedores convidados pela produção deste evento GP foram o economista Eduardo Leite e o gerente executivo da Ascipam, professor Ednei Duarte. A animação musical ficou por conta de dois integrantes da banda Universo Paralelo, que animaram a plateia, na abertura do evento com tantos aplausos que tiveram de dar um canja no fim do evento. Após o debate, aconteceu o sempre esperado Ganha Prêmio com brindes da Plena Alimentos (carnes de boi), Cogran (carnes de frango) e a estreante neste evento GP, a Adeel Alimentos (carnes de porco). No fim do debate, a reportagem GP conversou com os dois debatedores. Veja, primeiramente, o que disse, em resumo, o economista Eduardo de Almeida Leite, 53.

“Foi um tema que se encaixa perfeitamente na situação que o Brasil está vivendo: crise econômica e o atual índice de desemprego, onde os jovens são justamente a classe que está tendo mais dificuldade em conseguir um emprego. Esse tema de 1° emprego é fundamental para que os jovens possam ter ideia do que vem pela frente, do que pode facilitar e o que pode atrapalhar na conquista desse 1° emprego,” sintetiza Eduardo.

DESEMPREGO - Veja agora o que disse o gerente executivo da Ascipam, o professor Ednei Duarte, 41. 

“Os jovens de hoje têm que se capacitar mais As empresas estão, cada dia mais, buscando profissionais diferenciados e essa diferenciação está na capacitação, na busca de conhecimento, na busca de capacitação fora da empresa, utilizando a internet de forma benéfica para a empresa. Mas acho que a dificuldade do 1° emprego está, principalmente, dentro daquele que está querendo o emprego, pois na entrevista se ele se destacar, conseguirá a vaga, facilmente. Porém, a taxa de desemprego atual no país está em 13%, sem contar os que ainda não conseguiram o 1° emprego, por volta de 30%”, ressalta Ednei.

BANDA DE ROCK - A reportagem GP conversou também com um dos integrantes da banda Universo Paralelo, o guitarrista Rafael Barbosa Figueiredo, 19, que contou um pouco da história da banda. Confira.

“Eu, o Thierry, baixista, e o Reinaldo, baterista, tocamos juntos há uns dois anos e tivemos essa ideia de montar uma banda com uma vocalista mulher. Aí, chamamos duas garotas para ver se uma delas topava e as duas toparam (riso). Tentamos tocar com as duas juntas e acabou dando certo. Tocamos de tudo, mas tentamos voltar mais para o rock, um som mais pesado. Graças a Deus estamos aí, há oito meses, conseguindo fazer shows em bons lugares. Inclusive, tocamos recentemente no Motorock. Está sendo muito bom,” festeja Rafael.

Colunistas