Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

JORNAL DEBATE SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA - 26/05/2017

Esta GAZETA realizou no último dia 18, 5ª feira, o 217º Grande Papo, desta vez na Escola Estadual Fernando Otávio, com tema proposto por eles: a reforma da previdência. Os debatedores convidados pela produção deste evento GP foram os advogados Márcio Campos e Flávio Medina Júnior e a animação musical ficou por conta da banda Pagolo, que animou a plateia, na abertura do evento com muitos aplausos e pedidos de bis. Após o debate, aconteceu o sempre esperado Ganha Prêmio com brindes da Plena, Cartório Marinho e Governo Federal (camisinhas). No fim do debate, a reportagem GP conversou com os dois debatedores. Veja, primeiramente, o que disse, em resumo, o advogado Flávio Medina Júnior, 27.

“Nós batemos um papo sobre a Reforma Previdenciária, mas também com foco na Reforma Trabalhista que são as duas principais reformas, neste momento, e que têm gerado bastante discussão em todo o país. Essas reformas foram propostas pelo governo, na tentativa de abafar ou mudar a crise econômica vivenciada pelo país, tentando melhorar essa situação. No entanto, não é essa a real situação que a gente tem percebido. Tudo indica que, com essas reformas, a situação deve se agravar ainda mais no Brasil, em relação ao setor econômico principalmente, prejudicando o trabalhador. Essas reformas são um verdadeiro retrocesso social que visam tirar direitos do trabalhador que trabalha arduamente, tentando alcançar o seu descanso no fim da vida. Eles vão tirar esse direito do trabalhador, ao restringir o acesso dele aos benefícios previdenciários e até mesmo os direitos trabalhistas fundamentais, previstos na Constituição Federal,” alerta Flávio.

MENTIRA - Veja agora o que disse o advogado Márcio Pereira Campos, 38.

“Tratamos neste Grande Papo da proposta de reforma da Previdência e sobre os efeitos negativos que isso vai ocasionar na população em geral. Eles falam que a Previdência está quebrada e é mentira; já foi comprovado pelos auditores da Receita Federal que apresentaram cálculos, provando que ela é superavitária. Discutimos também a questão das alterações das aposentadorias, na pensão por morte e auxílio doença, e assim por diante. Enfim, trata-se de um dos maiores retrocessos sociais do Brasil, desde a Constituição de 1988. Essa Reforma da Previdência afetará todos os brasileiros, mesmo aqueles que são funcionários públicos (do município, do Estado e da União) que, após a alteração do texto constitucional, também vão sofrer o efeito chicote dessa reforma. De imediato, serão os empregados vinculados ao regime geral do INSS (professores, militares, trabalhadores rurais) que serão uns dos mais afetados,” adianta Márcio.

* O próximo Grande Papo será realizado na EE Ademar de Melo, no dia 22 de junho.

Mais da Gazeta

Colunistas