Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

SISTEMA DE ABASTECIMENTO PARAOPEBA GANHA REDES E SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA - 13/10/2017

A concessionária Águas de Pará de Minas segue realizando importantes investimentos na cidade. Dessa vez, a empresa acaba de colocar em operação as três subestações de energia elétrica que alimentarão às três estações de bombeamento do Sistema de Abastecimento do Paraopeba. Ou seja, a captação no distrito de Córrego do Barro, o booster Trindade e o dos Costas. Isso só foi possível, porque a concessionária construiu a rede elétrica em todo trecho por onde passa a adutora, que tem 28KM de extensão com o objetivo de aumentar a segurança operacional do seu sistema. As obras iniciaram no mês de abril e foram concluídas em setembro deste ano. Segundo Danilo Brito, coordenador de engenharia da Águas de Pará de Minas, as unidades operavam exclusivamente por meio de geradores que, apesar de terem sido dimensionados para trabalhar 24H por dia, exigia um regime de operação complexo. Brito complementa que “a partir de agora, as unidades estão operando com a utilização de energia elétrica. Cada subestação de energia conta com dois transformadores, um exclusivo para as bombas e outro para equipamentos internos e iluminação”. Diante do sucesso das instalações, Danilo garante que a infraestrutura já está pronta para receber a 3ª bomba que fará parte, no futuro, do Sistema de Abastecimento Paraopeba.

“Temos três unidades energizadas com transformadores prevendo a 3ª bomba. Quando necessário, podemos utilizar o Sistema do Rio Paraopeba de forma plena e segura, podendo captar cerca de 300L/SEG do Rio Paraopeba”, conclui Danilo.

Dessa forma, a Águas de Pará de Minas garante o abastecimento de água para toda a cidade, mesmo nos momentos de crises hídricas que tanto afetam o país.

Mais da Gazeta

Colunistas