Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

PRA QUE SERVE O PROJETO FÊNIX? - 28/09/2017

Está sendo realizado na Penitenciária Pio Canedo o projeto Fênix, focado na ressocialização, por meio de ações intersetoriais nas áreas de assistência social, educação e saúde. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com a advogada Márcia Marzagão Albano, que foi a idealizadora do projeto. Confira.

“Quando eu cheguei no Comad, representando a OAB, vi que o Comad abrangia todos os pontos que estão carentes, dependendo de auxilio, mas não abrangia a penitenciária e eu, como advogada criminalista, vejo que, cada vez mais, os problemas que envolvem os detentos estão relacionados com droga e álcool. Assim, baseada no projeto Girassol, em razão das delimitações que tem o sistema prisional, eu idealizei o Fênix que é um projeto que está sendo aplicado dentro da escola do sistema prisional, sem alterar a rotina dele, facilitando a sua conclusão. A parte pedagógica foi elaborada pela pedagoga da unidade e nós demos as diretrizes baseadas no projeto Girassol, através de palestras, que o sistema prisional estabelecer. Esse projeto foi desenvolvido para que se tenha continuidade,” ressalta Márcia.

HUMANIZAÇÃO - A reportagem GP conversou também com o diretor geral da penitenciária, Marcelo de Carvalho Barbosa. Veja.

“Apesar de não ter nada documental, acredito que uns noventa e cinco por cento dos detentos da penitenciária estão presos por crimes relacionados ao tráfico de drogas ou ao uso de drogas que, antigamente, também era considerado crime (matar, roubar e comprar droga). O importante é resgatar essas pessoas e se a gente resgatar um, já valeu a pena, se bem que o nosso intuito é resgatar todos. Pessoas assim clamam por ajuda e, quando a sociedade organizada vem e ajuda essas pessoas, faz uma diferença muito grande. O que a gente vai fazer na penitenciária é humanizar as penas, já que a ressocialização só será alcançada com a humanização,” afirma Marcelo.

Mais da Gazeta

Colunistas