Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

ONDE FAZER DENÚNCIAS DE ÁGUA SUJA E ESGOTO? - 03/08/2017

A Arsap – Agência Reguladora das Águas de Pará de Minas, é a responsável, há três meses, pela fiscalização dessa concessionária no município, pelas próximas décadas. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com o presidente administrativo da Arsap, o médico Sérgio Pereira Soares Maia, 63. Veja.

“O trabalho da Arsap é um trabalho muito importante, pois quando foi feita a licitação para que a Águas do Brasil viesse atuar em Pará de Minas, houve, no contrato a constituição de uma agência reguladora que, por sinal, é a 1ª de Minas Gerais. Nossa responsabilidade é muito grande para realizarmos um bom trabalho. Para que nós possamos atuar de forma efetiva precisamos do apoio do Codema, da câmara dos vereadores e da população para conseguirmos preservar o nosso meio ambiente. Nossa atuação é como reguladora, fiscalizando e coordenando o trabalho dessa prestadora de serviços, de uma maneira geral para que a população possa obedecer as leis do meio ambiente e a Águas de Pará de Minas possa trabalhar com segurança, oferecendo água de boa qualidade para todo o município,” explica doutor Sérgio como ele é mais conhecido.

PARCEIRA - A reportagem GP conversou também com a assessora jurídica da Arsap, Mariana Ribeiro de Paula, 28. Acompanhe.

“Além de fiscalizar, a Asarp mantêm um bom relacionamento com a Águas e a prefeitura, firmando parcerias. A nossa 1ª parceria está sendo realizada perto do Colégio Berlaar, onde já se iniciaram as obras. A Águas de Pará de Minas entrou com o maquinário, a prefeitura com os caminhões e a Arsap com a interlocução da obra. A Águas, em seu orçamento, destina meio por cento à recuperação dos mananciais que é uma determinação de uma lei federal. E um por cento da arrecadação da Águas vem para a Arsap para a sua manutenção,” explica Mariana.

COMO DENUNCIAR? - A reportagem GP conversou ainda com o gerente de regulação da Arsap, Frederico Mendes Amaral, 33. Confira.

“A princípio, as denúncias têm sido poucas, até pelo próprio desconhecimento da população em relação ao trabalho da Arsap. Aproveito para deixar o número dos nossos telefones para denúncias: 3231-1003 e 3236-1003. Pode ser também presencial, na rua Monsenhor Lopes, 35, bairro Nossa Senhora das Graças, na antiga sede da Banda de Música Lira Santa Cecília que fica em frente à Escola de Samba Unidos do Morro. As denúncias podem ser anônimas, quando nossos fiscais vão até o local e, após averiguação, tomamos as medidas necessárias. Até o momento, a maioria das denúncias que ainda estamos recebendo são de pessoas que têm ido na prefeitura reclamar e a prefeitura tem nos encaminhado. Isso, porque agora as denúncias de água suja e esgoto são olhadas pela Arsap,” ensina Fred, como ele é mais conhecido.

Mais da Gazeta

Colunistas