Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

DETENTOS FORMADOS NA PIO CANEDO - 20/07/2017

A Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, que fica dentro da P penitenciária Pio Canedo, realizou, no dia 12 de julho, a formatura de quinze detentos que se formaram no ensino médio, através do projeto interdisciplinar Em Busca da Harmonia, trabalhando o relacionamento entre agentes, professores e alunos. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com o diretor da penitenciaria, Marcelo de Carvalho Barbosa. Informe-se.

“Como educador, fico muito satisfeito com essa formatura, pois só a educação pode salvar esse país. Quando vemos pessoas interessadas em educação, em adquirir conhecimento, não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida, ficamos ainda mais satisfeitos. Graças a Deus, este ano estamos conseguindo formar duas turmas de ensino médio: esta agora, e outra, no fim do ano. E com o recorde de 15 detentos. Nunca se formou tantos detentos assim, no ensino médio,” conta Marcelo.

O PROJETO - A reportagem GP conversou também com Valdirene Maria Ribeiro, que é a supervisora da citada escola. Veja.

“O diretor da penitenciária queria que trabalhássemos o convívio e o relacionamento nesse projeto, entre agentes e alunos, professores e alunos. Tivemos um resultado muito bom e podemos falar que foi muito bem aceito pelos alunos que tiveram uma boa participação. Fizemos, inclusive, um mural que fala do compromisso e da criatividade dos alunos além das grades, que será exposto nas outras escolas,” explica Valdirene.

OPORTUNIDADE - A reportagem GP conversou ainda com um dos formandos, Anderson de Jesus Santos. Acompanhe.

“Esse projeto envolve psicólogos, professores e autoridades da unidade e era ministrado às 4ªs feiras. Eles nos falaram sobre preconceito, interação com a sociedade e harmonia. É uma satisfação muito grande me formar, pois, quando eu estava na rua, tive a oportunidade de estudar, mas como eu trabalhava, tive que parar. Mas agora tive essa nova oportunidade. Minha família está aqui presente... o meu filho que eu amo bastante. Para eles está sendo um orgulho me ver aproveitar essa oportunidade, uma vez que errar é humano, mas persistir no erro é burrice,” afirma Anderson.

Mais da Gazeta

Colunistas