Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

BALANÇO DOS 1°s DIAS DA UPA - 13/07/2017

Os 1°s dias após a instalação da Upa - Unidade de Pronto Atendimento foram de muito trabalho e reajustes. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com o secretário de saúde, Paulo Duarte. Acompanhe. 

“Nós tínhamos a expectativa de começar os trabalhos da Upa às 7H da manhã, mas por volta de 2H30 nós iniciamos o atendimento na porta de cima, já aptos para trabalhar dentro da unidade. Porém, o sistema de senhas não funcionou corretamente, mas, mesmo assim, a Upa iniciou o seu funcionamento. No outro dia, o Raio X ficou parado durante algumas horas, mas nós também conseguimos resolver. Claro que a gente prevê que algumas coisas ainda podem acontecer, porque isso é normal, quando você tira equipamentos de grande porte de um lugar e os transfere para outro. Ou seja, nós ainda estamos em fase de adaptação e, como a unidade é diferenciada, toda a equipe precisa se reestruturar para entender como funciona o fluxo”, explica Paulo.

E AGORA? – “Agora, nós vamos fazer uma identificação visual na unidade, pois as pessoas estão com dificuldades para acessar as salas e as alas. Para tanto, nós vamos fazer marcação no piso e vamos diferenciar os pisos com cores para que a pessoa possa seguir as áreas através delas.”

E O PA? – “O prédio do PA já está desativado, mas estamos utilizando o 2° andar dele, pois como a Upa foi um projeto de ampliação, nós não conseguimos transferir para a ela toda a estrutura necessária para o seu funcionamento. Ou seja, nós ainda dependemos do espaço físico do PA para manter uma parte do laboratório administrativo, mas nós vamos fazer a desmonta do 1° e do 3° andar. Estamos buscando os ítens que estão faltando e que podemos aproveitar na Upa e fazer uma seleção dos equipamentos para ver se alguma unidade de saúde tem alguma demanda que possa ser suprida com algum equipamento, como cadeira de roda, maca, etc..” 

Mais da Gazeta

Colunistas