Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

VACINA DE HPV: A VEZ DOS MENINOS - 06/07/2017

A partir de 27 de junho, houve uma ampliação da vacinação contra HPV em meninos, que devem procurar a UBS mais próxima para tomar as duas doses que combatem o câncer de pênis, de ânus e verrugas genitais. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com a referência técnica da vigilância epidemiológica, Maria de Lourdes Liguori. Informe-se.

“Saiu a nota técnica para essa ampliação para o sexo masculino e todos os meninos de onze a quinze anos incompletos, será estendida essa forma de prevenção da vacina em todas as UBS do município. Para as meninas, nós já começamos há mais tempo, onde fizemos campanha nas escolas e depois passamos apenas para a manutenção nas unidades básicas. Agora, foi estendida essa faixa etária para o sexo masculino e continuaremos com essa estratégia nas unidades básicas de saúde. Já estão disponíveis em todas as UBS e todos as crianças nessa faixa etária podem e devem se imunizar,” alerta Maria de Lourdes.

HÁ MUITOS GAROTOS? - “Aqui em Pará de Minas, essa não é uma faixa etária de muita gente, mas acredito que uma média de duas a três mil crianças serão imunizadas e eles precisam procurar as UBS. É importante frisar que serão duas doses para poder imunizar. Primeiramente, você toma uma dose e, depois, faz o reforço num intervalo mínimo de seis meses. E é importante que o cartão de vacina esteja com a criança para marcarmos o retorno para tomar a 2ª dose.

Mais da Gazeta

Colunistas