Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

FUNCIONÁRIOS ESPECIALIZADOS NO PA - 16/06/2017

Após mudança realizada no PA de Pará de Minas, ele está com uma nova equipe e um novo protocolo para atender melhor a população. Para saber mais sobre esse importante e tão necessário assunto, a reportagem GP conversou com o secretário de saúde, comunicação e cultura, Paulo Duarte. Veja.

“Sabemos que há vários pontos a ser corrigidos, pois o PA tinha um propósito no início, mas agora ele cresceu muito e já vem o projeto da UPA com alguns protocolos diferentes, toda uma distribuição física diferente e com capacidade maior de atendimentos. Então, precisamos evoluir junto com novas formas de gerir essa maior demanda. Agora, temos um corpo diretor e um quadro de funcionários diferentes, após fazermos um levantamento de como funcionam os protocolos e a forma correta de se atender em um Pronto atendimento. Aí, trouxemos profissionais que possam nos ajudar a mudar a maneira de dirigir a unidade. A ideia foi montar uma equipe que já tivesse experiência em UPA e Pronto Socorro e que pudesse nos auxiliar a organizar toda essa estrutura, todo esse processo para atender todas as adequações da Portaria 10 como preconiza a lei para funcionar da maneira correta. Enfim, essa alteração no corpo de gestores da unidade vieram para somar”, garante o secretário triônico.

VAI MELHORAR O ATENDIMENTO? – “O atendimento não sofrerá mudanças, pois não temos condições físicas e somos obrigados a manter a pequena grade onde as pessoas aguardam na fila para depois entrar na recepção, fazer o cadastro e a triagem; e a triagem das crianças na outra ponta. Só temos um corredor e uma porta de entrada e isso é muito complicado pra gente separar. Nossa ideia é acelerar o atendimento, cumprir os protocolos com médicos, enfermeiros e população. Vamos acolher melhor as pessoas para que elas entendam que estamos passando por processos de mudanças.”

E COM A UPA, VAI MELHORAR? - “Resolveremos tudo na UPA, porque a própria portaria tem um número específico de médicos plantonistas e queremos tentar um credenciamento o mais rápido possível. Quando estivermos na nova unidade, depois de tudo aprovado, conseguiremos receber um recurso que nos ajudará no complemento do plantonista, nos permitindo aumentar o número de médicos de plantão.”

EXPECTATIVA - A reportagem GP conversou também com o enfermeiro do novo corpo diretor do PA, Cleuton de Faria Pacheco. Acompanhe.

“Já estamos trabalhando e montando tudo em cima do novo serviço, da nova gestão, da nova linha de fluxo de atendimento que é a UPA 24H. Já trabalhei com urgência, com o Samu e faremos um atendimento humanizado, melhorando o atendimento da população,” aposta Cleuton.

Mais da Gazeta

Colunistas