Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

AMANHÃ, TEM DOAÇÃO DE SANGUE NA CIDADE - 18/05/2017

Realizada recentemente uma parceria do Hemominas com a prefeitura de Pará de Minas e o Hospital Nossa Senhora da Conceição para haver uma coleta de sangue que acontecerá pela 1ª vez, na sede da faculdade UninCor, com intuito de acabar com o déficit do Hemominas, completando as bolsas de sangue. Esse projeto acontecerá de 2 em 2 meses e a 1ª edição será amanhã, 20 de maio, na sede da Unincor, com 120 doadores. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com o secretário de saúde, Paulo Duarte. Veja.

“O objetivo desse projeto é aumentar o número de doadores de sangue na cidade. Já existe todo um procedimento que é feito junto ao hospital e Hemominas que levam pessoas que estão habilitadas a doar sangue em Divinópolis/MG. Esse trabalho continua e é extremamente necessário para o banco de sangue do Hemominas e do hospital, porém não está sendo suficiente. Como está difícil, decidimos fazer essa campanha para ajudar no aumento dessas bolsas de sangue para acabar com o déficit. Ela será realizada  no campo da UninCor. Os 120 pré-cadastros, novos doadores, já estão sendo feitos e muitos são alunos da própria UninCor e servidores públicos que estão se voluntariando para esse projeto. Quem quiser participar pode ligar na secretaria de saúde no 3233-5804 e deixar seu nome, telefone, endereço, pois ainda temos vagas para completar os 120 cadastros. Pode doar quem sentir-se bem e com saúde e tem de apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso acima de 50KG. Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas. No dia da doação não pode estar em jejum, tem de fazer repouso mínimo de 6H na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12H anteriores, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.,” explica Paulo.

E A COLETA EM DIVINÓPOLIS? - “A coleta em Divinópolis continua e quem tem interesse em ser doador voluntário é só fazer o cadastro no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Lá, tem o transporte que leva as pessoas para fazerem a doação. É importante lembrar que estamos fazendo um projeto para completar essas bolsas, pois estamos em déficit com o Hemominas, precisando zerar esse déficit. Não podemos deixar que esse trabalho que é feito em Divinópolis parar ou diminuir. O novo projeto é para aumentar o número de doadores.”

Mais da Gazeta

Colunistas