Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

LEITOS NO HOSPITAL REDUZIDOS DE 109 PARA 58 - 18/05/2017

Na última audiência pública o provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Osvaldo Leite, disse que o hospital ia começou a fechar outros serviços, a partir do último dia 15 de maio. Para saber mais sobre esse temeroso assunto, a reportagem GP conversou com o secretário de saúde, Paulo Duarte. Acompanhe.

“Tivemos algumas conversas, inclusive com o doutor Gilberto (ex-secretário de saúde) que fez uma reunião no hospital e os serviços não serão totalmente cortados. Haverá a redução dos leitos, como era previsto. Se não me engano, passarão de 109 leitos disponíveis para 58, havendo redução do serviço, mas continuaremos mantendo o hospital ativo e executando alguns serviços. A secretaria de saúde não foi oficialmente comunicada de como será esse procedimento. Estamos em negociação e a história é muito clara: a prefeitura não tem um recurso e o hospital também não. Então, ambos precisam chegar a um consenso. Estamos trabalhando no campo das ideias para saber o que o hospital pode contribuir no Sistema Municipal de Saúde para que a prefeitura possa reverter esse recurso para o hospital,” esclarece Paulo.

CRISE NACIONAL - “Nos últimos dias nós temos enfrentado muitos problemas na transferência de pacientes, principalmente os casos graves, para Belo Horizonte ou para a regional de Divinópolis/MG. Isso, porque vários hospitais estão fechando seus leitos e CTIs e nós não estamos conseguindo fazer a transferência de pacientes. Na medida do possível, dentro daquilo que tivermos disponibilidade de CTI, eles tem recebido os pacientes nossos, mas a questão é que muitos precisam ser transferidos para a capital ou hospitais especializados. Esses estão com muita dificuldade de puxar os pacientes. Temos casos em que estamos demorando 13 dias para transferir uma pessoa, dependendo da especialidade. Essa transferência agarrou muito e eu acho que isso é um reflexo geral do sistema de saúde. Não é privilégio de Pará de Minas, é um cenário nacional.”

Mais da Gazeta

Colunistas