Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

PARTICIPE DA 10ª JORNADA DE ESTUDOS JURÍDICOS - 24/04/2017

Acontece de 25 a 27 de abril, a 10ª Jornada de Estudos Jurídicos da Fapam com diversas palestras. No dia 25, ela será realizada na câmara municipal, quando haverá uma palestra magna proferida pelo juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, doutor Thiago Colnado Cabral. Ele falará sobre a experiência do Judiciário Mineiro, em relação aos mecanismos considerados adequados na solução de conflitos. Nos dias 26 e 27, no campus da Fapam, serão realizadas palestras nos dois auditórios e nas salas 39 e 40. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com a professora do curso de direito dessa faculdade de Pará de Minas, Renata Teixeira. Informe-se.

“O tema da 10ª edição da Jornada Jurídica da Fapam é o conflitos de interesses e sua adequada resolução à luz das políticas nacionais. Tema extremamente pertinente para operadores do direito e para quem tem interesse a prática jurídica, de uma forma geral, porque o CNJ - Conselho Nacional de Justiça, por meio dessa resolução de n°125/2010 busca enfatizar os mecanismos considerados adequados à solução de conflitos. A solução de conflitos, antes dessa resolução, era feita basicamente por meio de demandas judiciais. Após a resolução, há uma primazia dos meios conciliatórios consensuais. Ou seja, por meio dessa prática, muitas vezes se evita a propositura de uma ação judicial, porque há a realização de acordo. Portanto, a 10ª Jornada de Estudos Jurídicos foi concebida, tendo como princípio esses mecanismos. Toda a programação foi desenhada também para atender a essas especificidades, porque já temos a previsão de que, para meados de julho, já teremos aqui em Pará de Minas o Cejusc que será um centro de resolução de conflitos”, explica Renata.

QUEM PODE PARTICIPAR? – “Toda comunidade pode participar, principalmente os operadores do direito, os alunos do curso e demais pessoas que se interessem devem fazer sua inscrição. A programação está no site da Fapam e a inscrição pode ser feita pelos fones 3237-2000 ou 3237-2008. Depois, a inscrição tem que ser confirmada por meio da doação de 2KG de alimento não perecível para serem doados para alguma entidade.”

Mais da Gazeta

Colunistas