Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

NÃO DÊ ESMOLAS, SUGERE CAMPANHA CONJUNTA - 30/03/2017

Nos últimos anos, o número de moradores de rua em Pará de Minas tem crescido significativamente, quando pessoas se instalam próximas de pontos comerciais e sinais de trânsito, consumindo drogas e esmolando dinheiro. Esse cenário tem gerado reclamações, por causa do comportamento intimidador dos pedintes. Atenta à situação, a Ascipam decidiu buscar parcerias para solucionar esse grave problema social. Daí, surgiu o desenvolvimento de uma campanha, em conjunto com a prefeitura, polícias militar e civil, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, igrejas evangélica e católica. A idéia principal é defender a tese de que doar dinheiro ou alimento para moradores de rua só contribui para eles permaneçam nessa condição e não busquem melhores rumos. Veja, em resumo, o que disse o presidente da Ascipam, Misael de Almeida.

“Sabemos que estamos falando de nossos irmãos e que eles têm o direito de ir e vir, mas eles também têm de respeitar os nossos direitos. Se Deus quiser e com a ajuda da sociedade, vamos contribuir para que eles consigam um lugar para viver com dignidade”, espera Misael.

Leia agora outro ponto importante ressaltado pelo tenente-coronel da PM, Costa Júnior.

“Essas pessoas em situação de rua devem receber o tratamento que merecem por parte do Estado e nós temos órgãos competentes para isso. Havendo a ruptura da ordem, vamos atuar. A questão do morador de rua é uma questão social grave e deve receber especial atenção do Estado. Entretanto, especialistas afirmam que é necessária força de vontade por parte da pessoa que vive na rua e participação ativa da comunidade. Se os moradores de rua não recebem dinheiro para se sustentarem, torna-se mais fácil eles receberem ajuda dos órgãos competentes (como o Centro POP)”, sugere Costa Júnior.

* O Centro Pop funciona na rua Coronel Domingos, 471, de 2ª a 6ª feira, das 7 às 17 horas. 3231-7500. 

Mais da Gazeta

Colunistas