Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

Crea Cultural lança livro sobre o primeiro presidente do Crea-Minas - 23/03/2017

O Livro biográfico “Cavaleiro Andante da Engenharia: memória e trajetória de Lourenço Baeta Neves”, da escritora Gabriela Dias Mantovani, narra a vida pessoal e profissional do primeiro presidente do Crea-Minas

No dia 27 de março de 2017, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), em Belo Horizonte, será lançada a biografia do primeiro presidente do Crea-Minas, engenheiro Lourenço Baeta Neves. O livro, intitulado de “Cavaleiro Andante da Engenharia: memória e trajetória de Lourenço Baeta Neves”,  foi idealizado pelo Crea Cultural, sendo escrito pela historiadora e pesquisadora Gabriela Dias Mantovani, com o patrocínio da  Mútua - Caixa de Assistência dos profissionais do Crea.

O diretor-presidente do Crea Cultural, engenheiro mecânico e eletricista Ederson Bustamante, destaca a importância dessa produção bibliográfica. “O lançamento representa o final de um projeto iniciado há cerca de 3 anos e meio, com um extenso trabalho de recuperação do acervo  pessoal e documental do primeiro presidente do Crea-Minas. Esse é um momento culminante. O objetivo é resgatar a imagem e o nome desse grande presidente e  professor”, destaca Bustamante.

Para o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Jobson Andrade, o lançamento da obra é importante para que profissionais, estudantes e a sociedade conheçam a história do primeiro presidente do Conselho. “Resgatar essas memórias é também contar a história da engenharia, do próprio Crea, e de figuras que foram essenciais para o seu desenvolvimento, como foi o caso do engenheiro Baeta Neves”, ressalta Jobson Andrade.

O engenheiro Lourenço Baeta Neves nasceu em Ouro Preto em 1876, mas passou boa parte da sua vida em Belo Horizonte, onde faleceu em 1948. Durante parte considerável da sua trajetória profissional, exerceu atividades como engenheiro sanitarista e ocupou vários cargos públicos, foi prefeito da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, e posteriormente deputado federal. Em 1934, tornou-se o primeiro presidente do Crea-Minas, se destacando pelo espírito empreendedor e de liderança no cenário da engenharia no Estado.

Mais da Gazeta

Colunistas