Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

ENTENDA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 16/03/2017

Com o fim do carnaval, começa a Quaresma, período em que a igreja católica do Brasil divulga o tema da Campanha da Fraternidade. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP falou com o padre Chrystian Shankar. Acompanhe.

“Mais uma vez, a igreja olha para a questão da convivência. Penso que o ser humano tem que fazer uma reflexão profunda sobre isso. Afinal, nós não vivemos, nós convivemos. Quando o papa e a igreja do Brasil lançam essa campanha sobre a natureza e a biodiversidade estão querendo que nós pensemos sobre isso. Qual tem sido o meu papel no contexto natural e biológico da Terra? Vemos que hoje estamos colhendo muitos frutos nefastos, inconsequentes, por causa de ações tomadas no passado. E se nós não mudarmos no presente, como ficará o mundo para as futuras gerações? Enfim, a campanha deste ano é isso: Eu não vivo, eu convivo. Tenho que me interagir com os outros meios que me rodeiam,” explica padre Chrystian.

FALE SOBRE A 4ª FEIRA DE CINZAS - “Sobre a missa das cinzas, vale lembrar que a cinza nunca pagou o pecado, porque ela é nada mais, nada menos que um sinal externo da nossa motivação interna de mudar de vida. Há uma passagem na bíblia e que me toca muito que é a chegada de Jonas a Nínive, quando do rei ao pequeno servo, eles se vestem de saco e jogam cinzas na cabeça. As cinzas lembram aquilo que nós somos: tu és pó e ao pó voltarás. Então, é um sinal externo daquilo que eu quero ser na quaresma: uma pessoa melhor, um cristão mais comprometido, um amigo verdadeiro do Senhor Jesus para que a quaresma não seja vista como aquilo que não pode ou não deve, mas como um retiro espiritual. São 40 dias que a igreja nos concede de presente para prepararmos a nossa casa interior, o nosso coração, as nossas intenções para celebrarmos bem a páscoa de Jesus e nossa páscoa pessoal.”

Mais da Gazeta

Colunistas