Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

“POR QUE A ÁGUA FICOU TÃO SUJA”? - 26/01/2017

A água da cidade andou chegando, novamente, às residências com uma coloração amarelada, mas a Águas de Pará de Minas garante que está tomando as devidas providências para que ela volte a ficar com a coloração normal. Para saber mais sobre esse assunto que tem assustado a população, a reportagem GP conversou com o superintendente da Águas de Pará de Minas, Tiago Contage. Veja o que ele disse, em resumo, e fique por dentro.

“O que acontece é que, ao longo de tantos anos de abastecimento, há tubulações antigas e outras mais recentes, onde vai se formando um biofilme, em sua camada interna. Então, quando a gente faz manutenções, como essa que aconteceu recentemente na rua Melo Guimarães e na avenida Argentina, a gente precisa fechar o registro para poder fazer a manutenção por questões de segurança. Porém, quando a água volta, ela vem com uma velocidade maior, fazendo o arrasto desse biofilme, mas, em questão de segundos, água volta à coloração normal. A maioria das manutenções que a fazemos pela cidade não apresenta esse tipo de problema, mas, quando acontece, nós esclarecemos e informamos que essa coloração não oferece riscos a saúde”, explica Tiago.

PODEMOS BEBER SEM MEDO? - “Pode. Acontece que, normalmente, as pessoas filtram essa água, ficando mais perceptível, já que várias ligações são diretas na rede. Ou seja, ela não passa pela caixa d'água e nos 1ºs segundos a água fica com a coloração um pouco mais amarelada. Mas na sequência ela já está limpa. Quem tiver dúvida, pode ligar para a empresa, registrar a sua reclamação e, em 100% dos casos, nós enviamos o pessoal do controle de qualidade (engenheiros químicos), para verificar”.

DE ONDE ELAS ESTÃO VINDO? - “Por causa das chuvas regulares que caíram, a captação do rio Paraopeba foi desligada, já que recebemos, durante dois dias, água com produtos químicos não identificados. Mas as águas que vêm dos ribeirões Paciência e do Paivas ou do Paraopeba são monitoradas, todos os dias, no mínimo a cada uma hora, para que ela fica adequada ao consumo, atendendo à portaria 2914 do Ministério da Saúde”.

E OS PEIXES MORTOS? - “Encaminhamos amostras para mais de um laboratório, além do nosso, e identificamos uma carga elevadíssima de matéria orgânica e uma espécie de descarte de lama, misturado com alguns produtos químicos que acabaram potencializando e impactando a questão da oxigenação da água, provocando a mortalidade daqueles peixes”.

Mais da Gazeta

Colunistas