Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

VACINAÇÃO CONTRA HPV PARA GAROTOS - 19/01/2017

O HPVé um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou câncer e é transmitido, principalmente, através de relações sexuais desprotegidas. Diante disso, é muito importante que as crianças e adolescentes se previnam. O Brasil foi o 1° país do sul a iniciar a imunização nos meninos de 12 a 13 anos. Vale frisar que a vacina continua sendo introduzida em meninas de 9 a 14 anos. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com a coordenadora do setor de imunização, Érica Regina da Silva. Informe-se.

 “O Ministério da Saúde, a partir deste mês, introduziu no Calendário Nacional de Vacinação, a vacina para os meninos, mas não se trata de uma campanha, já que será permanente, no horário que vai das 7H30 às 15H30, em todas as unidades de saúde e na policlínica. Basta comparecer e receber a 1ª vacina. A 2ª será aplicada 6 meses depois.  Não há nenhuma contraindicação e é indicado receber a vacina, antes mesmo do menino ter a 1ª relação sexual e o possível contato com o vírus HPV. A vacina previne o câncer de pênis e lesões genitais. Nossa estimativa é que 1.500 crianças irão receber essa vacina”, explica Érica.

E A FEBRE AMARELA?

“Nós temos estoque em todas as unidades, não está faltando. Buscamos essa vacina mensalmente, pra gente poder ter de reserva. Está tendo muita procura e a gente quer orientar bem, porque teve uma mudança no calendário no ano passado, mas permanece a idéia de que quem tiver duas doses no cartão é considerado imunizado. Então, nesse caso não há necessidade de estar recebendo uma nova dose. Mas a gente orienta: a pessoa que não tiver nenhuma dose registrada no cartão tem que receber a 1ª dose. A 2ª só é aplicada daqui a 10 anos. Quem vai viajar, tem de procurar alguma unidade para verificarmos o seu cartão e dar a vacina 10 dias antes do embarque para dar tempo de fazer efeito. A 1ª dose é dada, a partir dos 9 meses”. 

Mais da Gazeta

Colunistas