Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

DE CARA, NOVO PREFEITO CANCELA CONCURSO - 05/01/2017

Em seu 1º dia de trabalho, o prefeito Elias Diniz visitou diversos setores de Pará de Minas para conhecer os seus funcionamentos para, depois, serem tomadas medidas para atender os verdadeiros anseios da população. Nesse mesmo dia, ele também suspendeu o concurso público propagado por seu antecessor, AJ. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou de novo com o novo prefeito. Veja o resumo.

“O gestor tem que conhecer as funções de cada funcionário e a estrutura funcional. Entre outras coisas, tive a oportunidade de ir ao PA, conhecer o seu funcionamento, saber dos anseios da população, para que de fato possamos tomar algumas medidas fazendo com que a nossa estrutura seja ágil, eficiente e que realmente atenda a população. Fizemos um lançamento referente à dengue, de como trabalhar preventivamente junto aos nossos agentes. Tivemos oportunidade de conhecer a estrutura da Farmacinha, no que se diz respeito à sua logística e armazenamento. Verificamos também como está o sistema operacional, a base de dados, os agendamentos, o controle de estoque e estamos verificando como está o prontuário eletrônico para que possamos trabalhar de forma eficaz o agendamento de nossos pacientes. Trabalharemos com um sistema chamado Tabmed em que nossos agentes terão informações em tempo real, facilitando a identificação de todos os pacientes, inclusive daqueles em situação de risco. Analisamos a situação da UPA, verificando se ela realmente está conclusa, mas, aparentemente, ela não está e nós só vamos liberar o seu funcionamento, quando ela estiver liberada pelo empreiteiro. Afinal, ela é uma extensão do PA e não uma UPA 24H, conforme determina o sistema de saúde do Ministério de Saúde”, pontifica Elias.

E O CONCURSO PÚBLICO? - “Foi publicado um decreto suspendendo o concurso público, temporariamente, para que possamos fazer a revisão de todos os cargos que são necessários serem implementados, pois o projeto tem que ser visto a médio e longo prazo. Além de termos detectado que alguns cargos e salários estão abaixo do mercado, nós precisamos fazer essa revisão e analisar, complementando nesse projeto os agentes e os guardas municipais. Mas todos podem ficar tranquilos, porque o concurso vai existir e todos devem continuar estudando, já que, em breve, faremos uma nova divulgação dentro do que segue uma reestrutura que trará benefícios não só ao município como para todos aqueles que farão o concurso”.

ESTRUTURA INCHADA? - “Neste 1º momento, a prefeitura passou por uma reestruturação, junto ao secretariado e estamos fazendo um reenquadramento também dos funcionários. Enxugamos o nosso quadro de funcionários em praticamente 18% e isso, tenho certeza, trará uma economia significativa, sem prejudicar nenhum de nossos serviços. Quero tranquilizar o servidor público de que no meu mandato ele receberá em dia. O restante do 13° será pago, pois é uma prioridade do meu governo. Salário é sagrado e o salário do servidor tem de ser pago. O funcionário público será valorizado na minha gestão. Sobre os contratados, foi feita uma exoneração de todos os que estavam voltados para a educação, até mesmo para atender a legislação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação. Porém, a partir de fevereiro, eles voltarão para suprir todo o processo. Temos também contratados que fazem parte de nossa estrutura e não tem como parar alguns procedimentos. É obvio que cada secretário, dentro das suas definições e dentro de suas necessidades, vai contratar só um número tal de pessoas que realmente possa suprir as nossas necessidades”.

Mais da Gazeta

Colunistas