Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

Mostra G.P.: Papelão - 08/05/2015

 Para realizar a 236ª Mostra G.P., que já está exposta na recepção da GAZETA, a reportagem G.P. convidou o artista, comerciante e empresário pará-minense Nilson Mendes dos Santos para expor suas peças de decoração feitas de papelão, serragem e cola. Não deixe de ler.
“Eu sempre tive o dom para artesanatos, mas nunca me dediquei a isso. De uns 8 anos para cá, comecei a cortar, por acaso, pedaços de papelão e fui descobrindo técnicas novas. Ninguém me ensinou como fazer as artes e nem fiz um curso. Tudo começou mesmo com os cortes circulares de papelões dos quais comecei a criar minhas 1ªs cabaças. Surgiu a ideia de usar a serragem com cola para dar acabamento e fui desenvolvendo uma técnica própria. Às vezes, uso madeira para dar sustentação à peça. Hoje, dedico totalmente meu tempo de folga à confecção das minhas peças. Como trabalho no comércio, uso o papelão das caixas de mercadorias, que é um material fácil de ser trabalhado. Ao uní-lo com a serragem, ambos de origem da madeira, no final da peça parece que temos um trabalho com uso de um único material. Vejo que as peças com formato de animais caíram mais no gosto do pessoal. O meu prazer está em confeccionar a peça, mas quando ela está pronta não tenho mais apego a ela. Quero mesmo é criar outras, novas”, revela Nilson.

ACERVO – “Devo ter de 50 a 60 peças acumuladas, porque eu ainda não divulguei em lugar nenhum, a não ser usando-as como atrativos decorativos de vitrine. Minha intenção mesmo é vendê-las, já que tenho o intuito de partir para ideias novas. Futuramente, penso em fazer aulas de pintura, porque também é outro ramo que gosto muito”.

Mais da Gazeta

Colunistas