Selo Gazeta Pará-minense
Logo Gazeta Pará-minense Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e imparcialidade,
desde 1984

Ano 42 - Nº 2128

01 de Julho de 2026

2128

ESCOLA DE MÚSICA LOCAL É EXEMPLO PARA OUTRAS CIDADES

Notícias

01/07/2026
ESCOLA DE MÚSICA LOCAL É EXEMPLO PARA OUTRAS CIDADES

A Escola Municipal de Música Geraldo Martins promoveu, em seu próprio auditório, mais um recital, com entrada franca, gratuito de alguns de seus oitocentos alunos, apresentando releituras de obras consagradas. Além de incentivar a prática musical e o trabalho coletivo, a iniciativa celebrou a democratização do ensino. A reportagem GP conversou com a diretora da Escola de Música, Walkíria Salgueiro. Leia o resumo.

“O recital de alunos aqui na escola faz parte da grade da escola de música e da secretaria de cultura, como uma didática dos alunos, para colocar em prática todo o conhecimento que eles absorveram neste semestre. É um momento em que os alunos se organizam, em duos, em solos, em grupos, para as apresentações. A gente entende que a participação do aluno no recital tem um caráter pedagógico, que é a questão de ele trabalhar em grupo. Afinal, o instrumentista tocar em grupo é diferente de tocar sozinho, porque tem a entrada diferente, o respeito e a diversidade, já que cada um pensa diferente do outro. Ou seja, é um processo de construção. Sobre o lado prático, hoje a gente tem a grande satisfação de ver que vários alunos que estudaram aqui na escola hoje trabalham com música, em casamentos, festas e bailes. Fora isso, temos a honra de ver que vários alunos saíram daqui e foram para a faculdade, se tornaram professores e hoje estão de volta, agora como professores da escola. Então, o coração da gente fica bem quentinho de saber que existe um lugar para o músico profissional, para o músico que quer ser professor e quer repassar o conhecimento da música para o outro. Esse lugar é a nossa escola de música, bem como outras, que existem em Pará de Minas. Me deixa extremamente orgulhosa e envaidecida ver, pelas pesquisas, que Pará de Minas em comparação com outras cidades - que têm os IDHs mais altos que o nosso – que nós estamos na frente com a música, tendo uma escola pública. Hoje, recebemos visita de várias cidades e elas ficam encantados ao ver que Pará de Minas já atende oitocentos alunos de música, gratuitamente. Isso é de uma grandeza,” comemora Walkíria.

A diretora da escola, Walkiria Salgueiro e alguns registros do recital de alunos da Escola Municipal de Música Geraldo Martins, promovido em seu próprio auditório: “O coração fica bem quentinho de saber que existe um lugar para o músico profissional e também para o músico que quer ser professor”

Galeria