VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).
Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 2096:
CIDADE DESENVOLVIDA OU CIDADE PROGRESSISTA?Após o bem organizado evento de empresários da terra, onde vinte e quatro são destacados, por meio de votos on-line, e, depois, quatro deles são escolhidos pela diretoria da associação que o realiza como sendo os mais expressivos da turma, foi realizado, no mesmo recinto, o esperado coquetel, com música ao vivo. Mais tarde, perto do bar de drinques, supostamente sem etanol, alguns amigos empresários conversavam. Disse o aposentado empresário, de fartos cabelos brancos:
- Vocês sabem a diferença entre progresso e desenvolvimento?
Sem pensar nada, o empresário mais jovem daquela roda respondeu na lata:
- Pra mim é tudo farinha do mesmo saco (riso).
Diante da inusitada resposta, nenhum dos outros arriscou outras possíveis respostas, quando o experiente empresário de cabelos brancos continuou a falar:
- Desenvolvimento e progresso são coisas bem distintas, porém nem sempre é isso que acontece. Na economia local, vejo, claramente, os dois segmentos, sendo que de um lado estão aqueles empreendedores, que promovem o desenvolvimento da cidade, e do outro, aqueles que batalham pelo progresso de Pará de Minas!
O empresário grisalho quis saber mais:
- Acho melhor você explicar logo a diferença entre progresso e desenvolvimento, antes que eu comece a concordar que tudo, realmente, não passa de farinha do mesmo saco (risos).
O empresário aposentado explicou:
- Para melhor entendimento do que estou dizendo, a vizinha cidade de Nova Serrana, por exemplo, tem se desenvolvido, assustadoramente, não é mesmo? E como você acha que anda o progresso dela?
Como ninguém nada respondeu, ele continuou:
- O progresso dela ficou lá pra trás...
Nessa hora, voltou a falar o empresário mais jovem:
- Por que o senhor não explica logo o que seria o tal de desenvolvimento e o tal do progresso?
- Desenvolvimento são os aspectos econômicos e políticos, principalmente. Ou seja, a riqueza e o poder que está nas mãos da minoria. Já o progresso é tudo aquilo que engloba a melhoria do bem-estar, da qualidade de vida, da cidadania e da educação da maioria. Sem esses, começam a acontecer muita coisa ruim, como a tão temida violência. Ou seja, nenhum município chegará ao topo, se olhar apenas para o seu desenvolvimento, deixando de lado o seu progresso. Eles têm de caminhar juntos, o tempo todo!
E você, com seu trabalho, está mais para o desenvolvimento ou para o progresso? Bem-vindo ao Ano 42!
UMA BOA LEITURA!
OS PALPITEIROS POLÍTICOS DE PLANTÃO E A MORTE DA CAPIVARA