O Ministério da Cultura, o Governo de Minas e a Siderúrgica Alterosa apresentaram a 6ª edição do Cultura no Parque, o maior e mais tradicional festival gastronômico e cultural de Pará de Minas. Neste ano, o evento celebrará um verdadeiro símbolo da cultura estadual: o Queijo Minas Artesanal, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Ao todo, onze dos melhores estabelecimentos locais estão participando do Circuito Gastronômico, com todos os pratos tendo o Queijo Minas Artesanal, com consultoria das chefs Fernanda Fonseca e Maria Clara Magalhães. O circuito ocorrerá de 17 de maio a 6 de junho, nos estabelecimentos participantes. Além da degustação dos pratos participantes criados pelos chefs, o público poderá conferir pocket shows de artistas locais e ainda participar da ativação do Cadastro Nacional de Produtos (CNP), onde as pessoas podem ganhar brindes e participar de promoções. * Já nos dias 7 de junho, sábado, das 12H à meia noite, e 8 de junho, domingo, das 12H às 20H, o Bariri se transformará no palco do Grande Encontro do Cultura no Parque, com shows, diversão e muita cultura para todas as idades. Entre as atrações musicais já confirmadas estão Jon Band, Chapara Rock Band, She Rocks, Anna Maz, Fábio Meller e o bloco Chama o Síndico. Entrada franca. * Haverá também área Kids, para divertir os pequenos, onde os bichinhos (pet-friendly) também serão bem-vindos. * Como parte das comemorações dos 55 anos da Granja Brasília, haverá o Cozinha Viva, com oficinas gastronômicas, no sábado, 17H30 e no domingo, às 13H15, quando serão preparadas, ao vivo, duas receitas criativas. * Nos dias 7 e 8 de junho, haverá a tradicional Ação Solidária para ajudar na manutenção e custeio dos serviços de proteção animal prestados por ONGs de Pará de Minas, com doações, a partir de R$ 5,00.
Veja a seguir alguns depoimentos colhidos pela reportagem GP.
O RECONHECIMENTO - “Este ano estamos muito ansiosos e animados para a 6ª edição do Cultura no Parque (CNP), que é um evento que recebe o nosso apoio, desde 2019. Temos total interesse de que ele seja reconhecido em Pará de Minas e região. Acreditamos no potencial dele ser uma opção de lazer e entretenimento para toda a cidade,” espera André Paiva, diretor de comunicação da Siderúrgica Alterosa.
O QUEIJO - “O CNP deste ano chega com a missão de disseminar a cultura gastronômica. O Queijo Minas Artesanal será o tema central do circuito gastronômico. Quer algo mais mineiro que o queijo? Não existe! Então, será uma ótima oportunidade para que esse ingrediente tão rico em história chegue ao conhecimento e, claro, ao paladar dos pará-minenses,” espera Elke Rezende, produtora e CEO (diretora geral) da Nossa Senhora das Produções.
Organizadores, patrocinadores, apoiadores e participantes, na abertura oficial deste grande evento gastronômico