Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

BOM EXEMPLO QUE VEM DE FORA - 06/07/2023

O Programa Ambientação da Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais doou 214M² de lonas oriundas de banners usados nas propagandas da Expocafé 2023, para a Associação Marias Vão Com As Outras Sim, coletivo de mulheres artesãs de Sarzedo/MG, para a confecção de sacolas retornáveis ou ecobags que agora estão sendo comercializadas em feiras. Essa associação foi criada em janeiro de 2021, durante a pandemia, com o intuito de atender famílias que se encontravam em vulnerabilidade e passavam por insegurança alimentar. Anteriormente, esse material era descartado em lixo comum pela Epamig, não sendo reaproveitado. A reportagem GP conversou com a chefe da Divisão de Obras e Serviços Gerais, e coordenadora da Comissão Setorial do Programa Ambientação dessa empresa, Helenise Lamounier. Veja.

“Por meio de uma amiga, descobri o trabalho desse coletivo de mulheres que, dentre outras ações, fabrica ecobags, com material reutilizado. Enviei uma proposta de doação e elas aceitaram prontamente”, comemora Helenise.

QUINZE MULHERES - Veja agora o que disse articuladora e mobilizadora social Nilce Nicácio, que também é coordenadora administrativa dessa associação.

“Nós começamos buscando doações junto a empresas, órgãos e instituições locais, para podermos entregar cestas básicas a essas famílias que nos procuravam. Criamos também dois projetos internos: um de costura criativa, onde são fabricadas diversas peças, reaproveitando tecidos, descartados pela indústria têxtil, além de outros materiais; e um de agroecologia, com o cultivo e venda de alimentos livres de agrotóxicos, oriundos da agricultura familiar. Além de estarmos contribuindo para o meio ambiente, reutilizando materiais que iam para o lixo, despoluindo córregos, repensando hábitos de consumo, várias de nós também pudemos nos beneficiar com a renda gerada pelos produtos. Somos um grupo de mulheres que luta contra uma série de questões que vêm do machismo estrutural. Entendemos que, pela autonomia financeira, a mulher consegue sair de ciclos de violência doméstica ou ciclos de depressão, dentre outras coisas. Até o momento, vinte sacolas retornáveis já foram fabricadas e que o coletivo, atualmente composto por quinze mulheres e alguns parceiros, está se organizando para ampliar essa produção,” sonha Nilce.

* A associação participa, todos os sábados, das 8H às 17H, da Feira da Agricultura Urbana e Familiar, realizada em Contagem/MG. Em sua barraca são vendidos alimentos agroecológicos, adubo de compostagem, condimentos, sabonetes à base de óleo reaproveitado, mudas de plantas medicinais, artesanato com material reciclado, além dessas sacolas retornáveis. Cada sacola é vendida a 20 ou 25 reais. Mas ela também realiza vendas em suas redes sociais.


Mais da Gazeta

Colunistas