Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2018
03/05/2024


Eventos GP
Eventos GP

O mais tradicional evento cultural da cidade debateu sobre a Saúde Mental: “SOMOS SERES DA FALTA” - 07/10/2022

O GP Jornal realizou, no último dia 29, o 240° Grande Papo, cujo tema escolhido pelos próprios alunos da EE Avany Villena Diniz foi a SAÚDE MENTAL. Dessa vez, os debatedores convidados foram a psicóloga Jaqueline Santos e o maestro Urbano Medeiros. Na abertura do evento, o público presente conferiu a apresentação musical improvisada de Urbano Medeiros, acompanhado de Jaqueline Santos, que também é cantora. O debate agradou aos alunos e professores, que enviaram perguntas inteligentes e pessoais para a mesa. Destaque para uma fala de Urbano, quando ele disse que o desejo dele de ajudar os próximos começou com o sofrimento de sua família palestina, judeus do Oriente Médio, durante a 2ª Guerra Mundial. De lá, eles migraram para Seridó/RN. Também merece destacar a explicação de Jaqueline para a tão falada resiliência que ela definiu como uma força interna para mudar. Além disso, ela citou uma frase do Pai da Psiquiatria, o alemão Sigmund Freud (Fróid) que diz: recordar, repetir e elaborar. E não teve dúvidas ao afirmar algo sobre os humanos: Somos seres de falta!

No encerramento do evento, foi realizado o sempre esperado Ganha Prêmio, com sorteio de brindes da COGRAN e PLENA ALIMENTOS, do escritor JOÃO MARTINS FERREIRA E MELLO NETO e do próprio GP JORNAL. Em seguida, a equipe GP foi gentilmente convidada para um delicioso jantar, quando a reportagem GP conversou com os dois debatedores. Confira, começando pela psicóloga Jaqueline Santos.

“Acredito que para manter a saúde mental em dia é importante que a pessoa foque em suas possibilidades, capacitações, naquilo que gosta de fazer, além de trabalhar a aceitação. Adorei participar novamente do Grande Papo, desta vez como debatedora (antes, foi como cantora). Os alunos, como sempre, muito participativos, trouxeram perguntas pertinentes. Obrigada pelo convite,” agradece a psicóloga.

MULETA DE OURO - “Foi prazeroso e aprendi muito, participando do Grande Papo. Com relação ao tema, vejo que toda arte é terapêutica, um auxílio para quem precisa. Os artistas dizem que a arte é uma muleta de ouro, no tratamento mental. Não tenho dificuldade nenhuma em assumir que preciso de psicólogo, terapeuta e psiquiatra, para tomar os meus remedinhos, de carga pesada, porque essa é a forma de eu permanecer mais aqui, entre todos. Talvez, se eu não fizesse uso desses medicamentos já teria ido para o outro lado... Quem tiver passando por problemas mentais deve procurar ajuda médica, pois, dessa forma, a pessoa começará a ver uma mudança,” dá a dica Urbano.


A mesa debatedora desse Grande Papo sobre saúde mental: o jornalista Bié Barbosa, a psicóloga Jaqueline Santos e o maestro Urbano Medeiros

Mais da Gazeta

Colunistas