Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

CULTURA NO PARQUE 2022 REÚNE OS MELHORES BARES E RESTAURANTES DE PARÁ DE MINAS - 29/07/2022

A 4ª edição do Festival Cultura no Parque está aí e em breve entram em campo 14 bares e restaurantes que prometem bater um bolão quando se fala em degustação criativa. Proprietários e cozinheiros passaram pela curadoria do educador, professor universitário, consultor de empresas e eventos gastronômicos, pesquisador e cozinheiro Edson Puiati, que é também coordenador da Frente da Gastronomia Mineira. Como em 2022 tem Copa do Mundo e este é o nosso tema principal, as criações gastronômicas fazem referência ao futebol e ao país sede, o Qatar. São pratos e drinks inspirados na paixão nacional. De 6 de julho a 5 de agosto acontece o circuito com pratos criados especialmente para o festival que ganhou o coração do Centro-Oeste mineiro.

E OS PRATOS? - Confira o que cada estabelecimento participante vai apresentar.

* O Cantim Bar levou o amor pela culinária mineira para um prato que está cheio de afeto. O Paixão Nacional é um bolinho de torresmo recheado com queijo. Acompanha ainda crispy de couve e creme de mandioca com cachaça. * Na Churrascaria Abrasa, o Vem de Qatar traz a sede da Copa do Mundo diretamente pra Pará de Minas. São tiras de cordeiro envolvidas em castanhas, queijo minas curado e tâmaras com creme de hortelã e menta. Tem ainda um bolinho de risoto Majboos recheado com tomate e alho confitados e coalhada seca temperada.

* A Devorê preparou um sorvete especial para o circuito. Numa fórmula exclusiva nas cores verde e amarelo, o recheio é de Nutella com surpresinhas que vão inspirar qualquer um.

* Quem experimentar o PanaCopa do Entre Amigos não vai se arrepender. Imagine só: creme de leite fresco, leite de coco, fava de baunilha, gelatina incolor e coulis de morango. Sobremesa típica de uma região na Itália e que promete ser sucesso em Pará de Minas.

* O Dadá Maravilha vem com um pão de ervas finas, blend suíno de pernil e costelinha desfiada, molho barbecue de bacon flambado na cachaça, queijo minas padrão derretido, bacon em tiras, cebola roxa crua e rúcula fresca. Esta delícia de sanduíche é o prato especial do Famintos Prime Burguer.

* Quem também bateu um bolão foi a Fornaria Pizza Artesanal ao criar o prato La’eeb roll. Uma carne desfiada com queijo, tempero árabe ou hummus de beterraba e falafel de ora-pro-nóbis, pimentões coloridos, berinjela, espinafre e grão de bico assado. Acompanha também molho de iogurte e hortelã ou maionese vegana de hortelã.

* Quem for ao Matt’s Drinkeria tem que experimentar o Duelo de Maçãs, que tem carne bovina de peito desfiada e prensada, purê de maçã verde e molho roti. Uma inspiração de jogos históricos.

* A Paixão Brasileira está no Mega Churros. Doce de leite com cobertura de Nutella e confetes é um verdadeiro gol de placa.

* No Nego Coffee Beer, o 7 a 1 está representado em esfirras recheadas com carne de porco defumada e assada lentamente até desmanchar ou alho-poró, queijo e milho verde. Pra acompanhar tem uma farofinha de torresmo e molho barbecue defumado, o clássico da casa.

* E já pensou num cachorro quente caprichado, no clima da Copa? Tem no Scooby-Doo Dogueria. Um hot-dog de 25 centímetros com duas salsichas, cebola caramelizada, bacon artesanal e molho especial representam o Brasil. Já a Alemanha vem num pão hot-dog de 25 centímetros, duas salsichas, muçarela, carne moída, bacon artesanal, cheddar e Doritos.

* Na Tipioka, a Pizz’oca da Copa é uma tapioca recheada com frango, muçarela, presunto, tomate, milho, ervilha e catupiry. Tudo de gostoso que a gente tem direito né?

* O Show de Bola entra em campo com o Mané Garrincha. A coxinha da asa vem recheada, acompanhada com farofa de pipoca e espuma de tangerina.

* Bem-vindo ao Qatar é o prato exclusivo preparado pelo La Tábua que é o pão sírio com ragu de músculo e chimichurri. É de dar água na boca!

* O Mexidão do Zezinho é o verdadeiro Brasil e Argentina. Um arroz carreteiro com feijão, couve, batata frita e picanha. É ou não é um clássico de tirar o fôlego?

Tudo isto você poderá conferir durante os 30 dias do festival que une gastronomia, cultura, arte, diversão e muita música.

PARCEIROS - O Cultura no Parque é executado por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, conta com o patrocínio da Siderúrgica Alterosa e apoio da Cervejaria Gotter, Ascipam, BRSuper, Unopar e Emater. A gestão é da Nossa Senhora das Produções, com produção de Nossa Produtora e FEH. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal - Pátria Amada Brasil.

Fique atento ao Instagram @culturanoparque e também ao site www.culturanoparque.com.br para ficar por dentro de todas as novidades. 


Mais da Gazeta

Colunistas