Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

Chef Gabriel Trillo une alta gastronomia e culinária mineira em workshop gratuito - 20/07/2022

O salão de festas do shopping Fabrika Mall se tornou uma verdadeira cozinha, regada a alimentos típicos mineiros e no comando, um chef renomado. Gabriel Trillo desembarcou em Pará de Minas na tarde de terça-feira, 19 de julho, para apresentar ao vivo um prato que encantou os participantes. Valorizando a culinária das Minas Gerais, ele mostrou que é possível modernizar a gastronomia mantendo o jeitinho mineiro.

O evento faz parte da programação do Cultura no Parque, festival que ganhou o coração da região Centro-Oeste mineira. São vários eventos que unem gastronomia, música, apresentações, preparo de pratos ao vivo no Cozinha Show e claro, muita diversão.

Participaram do workshop proprietários de restaurantes, chefs e amantes da gastronomia, que puderam, inclusive, degustar uma maminha de lata com aligot de milho verde acompanhada por farofa de torresmo e molho de compota de jabuticaba. De dar água na boca e nem precisar lavar a louça, como o próprio chef exemplificou.

"A aula foi um sucesso com todos contribuindo, contando suas experiências e os participantes puderem compartilhar saber e sabores”, destacou Gabriel Trillo.

Ele ainda destacou a importância de festivais gastronômicos pela valorização da gastronomia de cada microrregião. 

A chef Fernanda Medina do Cantim Bar, que também é um dos participantes do festival Cultura no Parque, gostou de ver ao vivo a preparação do prato que é considerada da alta gastronomia. Para ela, Gabriel Trillo “representa a gastronomia mineira e trouxe novidades sofisticando ingredientes simples”.

No Scooby Dogueria, os hot dogs agora terão purê. Daniel Aparecido Martins é o chef responsável e garantiu que vai incluir a novidade nos cachorros quentes feitos de forma artesanal.

Quem também esteve no workshop foi o vice prefeito e também secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo de Pará de Minas, Paulo Francisdale Ribeiro, que destacou a importância de um festival como o Cultura no Parque para fomentar o turismo da cidade, ressaltando ainda que “as experiências que os chefs trazem, com comida boa, envolvendo cultura, valorizam os paraminenses”.

Os workshops continuam na terça-feira, 26 de julho. Às 15 horas, no Entre Amigos, a chef Mariana Gontijo vai preparar um prato que contenha elementos produzidos pela agricultura familiar da região e que sejam parte da cultura alimentar local. Em seguida, às 17 horas, a Mestre em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutoranda em Neurociências pela UFMG, Isabela Carvalho, traz a palestra “Música e alimentação”. Os participantes poderão aprender sobre o impacto que a música causa nas pessoas e como isto afeta a alimentação.

As inscrições para os workshops são gratuitas e basta preencher os formulários. Para o da chef Mariana Gontijo é só clicar no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLZAsbBDt94aOkxqC7cLjKjB2GGiVA-kCDvJLm_wt1l7JQig/viewform e para a palestra de Isabela Carvalho basta clicar neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWJ14OOGlYVGs2YCwgw0TDC9beLFBB8zSTLZWmOYunvN25Ng/viewform. Lembrando que as vagas são limitadas.


Evento reuniu proprietários de bares, restaurantes e chefs de Pará de Minas


Mais da Gazeta

Colunistas