Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

O mais tradicional evento cultural da cidade debateu, desta vez, sobre a DESIGUALDADE SOCIAL - 14/07/2022

O GP Jornal realizou, no último dia 30, o 238° Grande Papo, em horário especial – das 15H30 às 16H30, cujo tema escolhido pelos próprios alunos da EE Padre Libério foi a Desigualdade Social. Dessa vez, os debatedores convidados foram o secretário de assistência e desenvolvimento social, Flávio Medina, e a professora de história Nilsa Simão. Durante o debate o artista plástico Michel Salazar criou uma tela que foi doada para a escola. Após o debate, foi realizado o sempre esperado Ganha Prêmio, com sorteio de brindes da COGRAN, PLENA ALIMENTOS e um livro do escritor JOÃO MARTINS FERREIRA E MELLO NETO. Em seguida, todos foram convidados pela nova diretora da escola, Claudine de Oliveira Santos, para um farto e delicioso lanche. Tudo feito na própria escola. A reportagem GP conversou com os debatedores e o artista plástico. Confira.

CURSOS GRATUITOS - “Estamos preparados para atender a população de Pará de Minas, com todos os benefícios já existentes e os que poderão a surgir, sejam eles do governo federal, estadual ou municipal. Estamos atentos, também, a todas as necessidades da população. Além disso, temos vários projetos profissionalizantes que visam diminuir a desigualdade social e entre eles posso citar as aulas de informática e de corte e costura oferecidas aqui do lado, na escola Dona Cotinha. E em breve, eles também que serão ofertados no bairro Recanto da Lagoa, por meio da Abev - Associação Bela Vista. Essa é a 1ª vez que participo do Grande Papo e achei excelente! Precisamos de mais eventos como esse na cidade. Parabenizo ao Bié e à toda a equipe GP e me coloco à disposição, sempre que precisar,” agradece Flávio Medina. 

VELHA DESIGUALDADE - “Podemos dizer que a desigualdade social no Brasil começou no dia em que os portugueses colocaram os pés nesta terra. Desde o processo de colonização até os dias de hoje, percebemos que a desigualdade social está presente, mas acredito que essa desigualdade foi construída e podemos destruí-la. Essa é a 1ª vez que participo do Grande Papo e foi um prazer imenso, pois gostei muito mesmo! Foi interessante levar informações tão pertinentes para estes jovens e também de estar em contato com a população. O Grande Papo é, na verdade, um grande trabalho feito pela GAZETA, em prol da comunidade,” avalia a professora Nilsa Simão.

MACUNAÍMA - “Quando me convidaram e passaram o tema do Grande Papo, quis elaborar o Macunaíma, que é um personagem do Mário de Andrade, pois ele faz a mistura das etnias negra, branca e indígena. Nunca havia participado do Grande Papo e achei muito bacana, porque foi abordado um tema super em alta, para se discutir com os alunos. A GAZETA está, realmente, de parabéns,” diz o artista plástico Michel Salazar.

FRASES QUE MARCARAM - * “A diferença entre a colonização dos Estados Unidos e do Brasil é que no 1º, os colonizadores queriam criar uma nova Inglaterra, e no 2º, os portugueses só queriam mesmo explorar as nossas riquezas.” * “O maior defeito de um ser humano é a preguiça!” * “O índio brasileiro não era preguiçoso. Isso foi apenas uma estratégia usada pelos portugueses, para entrar no tráfico de escravos africanos, porque era um bom negócio.” * “Não foi Deus quem criou a desigualdade social...” * “Em Pará de Minas, há em torno de dez abusos sexuais por mês e eles, infelizmente, acontecem dentro dos próprios lares.” * “As duas maiores riquezas da vida são a saúde e o conhecimento, porque elas nos levam ao poder e à liberdade.”

* Agora, o Grande Papo entra de férias, mas voltará no dia 25 de agosto, quinta-feira, com a sua 239ª edição, em seu horário tradicional, das 19H30 às 20H30. Até lá!


A mesa debatedora desse evento GP: o jornalista Bié Barbosa, o secretário de assistência e desenvolvimento social, Flávio Medina, a professora de história Nilsa Simão e o artista plástico Michel Salazar




Na plateia, a inesperada presença da diretora do Cesec Dona Afonsina, Idalila Sousa que, certa hora, manifestou a sua opinião
Durante o debate, o artista plástico Michel Salazar criou uma tela, que foi entregue à diretora da escola, Claudine de Oliveira Santos
A atenta e silenciosa plateia participou, ativamente, com inteligentes perguntas
Saboroso e farto lanche servido, após o evento

Mais da Gazeta

Colunistas