Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

O mais tradicional evento cultural da cidade - o GRANDE PAPO - debateu sobre a SEXUALIDADE - 08/07/2022

O GP Jornal realizou, no último dia 26, o 237° Grande Papo, cujo tema escolhido pelos próprios alunos da EE Ademar de Melo foi a sexualidade. Dessa vez, os debatedores convidados para esse que é o mais tradicional evento cultural da cidade, foram os psicólogos Fernanda Abreu, especialista em sonoterapia, e Walfrido Ribeiro. A animação musical ficou por conta do cantor Marcos Ribeiro. Após o debate, foi realizado o sempre esperado Ganha Prêmio, com sorteio de brindes da COGRAN, PLENA ALIMENTOS, do escritor JOÃO MARTINS FERREIRA E MELLO NETO e do próprio GP Jornal. Após o evento, a reportagem GP conversou com os debatedores e com o cantor. Confira, começando pelo que disse a psicóloga Fernanda Abreu.

“Esta é a 2ª vez que participo do Grande Papo e a experiência é grandiosa! O levar conhecimento e acolher são condutas que acalentam meu coração. A comunicação em público é um alvo da minha personalidade e eventos como o Grande Papo me proporcionam isso, de forma a expandir a psicologia e a saúde. Dentro da psicologia, vamos além do significado denotativo da palavra sexualidade, pois vemos o comportamento, a personalidade, as emoções e as histórias de vida. A sexualidade envolve o ser que somos, o gostar do que gostamos, como também, o repelir o que não nos agrada. A sexualidade tem relação com os nossos valores de vida, com a responsabilidade íntima e social. A sexualidade está para além do ato sexual. A sexualidade está para a vida ser feliz e leve! Ela é o ponto de partida para a vida,” garante Fernanda.

“COMO FALAR PARA OS MEUS PAIS?” - Leia, agora, o que disse o psicólogo Walfrido Ribeiro.

“É sempre uma honra participar do Grande Papo. Todas as vezes que a GAZETA me convidou foi muito interessante e legal poder levar para a população uma forma diferente de ver as coisas e debatê-las. As escolas sempre agradecem muito pela participação e os alunos nos chamam nas redes sociais com perguntas extras. Isso mostra a importância do Grande Papo para tratar desses temas transversais da escola. Como eu disse durante o debate, quando um(a) jovem tem uma orientação sexual não convencional é importante ele avaliar se existe uma real necessidade de contar para os pais e demais familiares. Muito vezes, os pais já sabem, antes mesmo do(a) jovem falar, somente observando seus comportamentos. Em alguns casos, os próprios pais vão questionar esse(a) jovem e, nesses casos, o melhor a se fazer é responder com naturalidade, sem a necessidade de transgredir a cultura dos pais. Em outros casos, após o jovem sentir que deve contar para os pais, antes que eles perguntem, a recomendação é a de falar com o máximo respeito possível, principalmente quando se tem uma família mais tradicional. Afinal, precisamos lembrar que a criação deles foi diferente e, em alguns casos, os pais vão começar a questionar onde que errou na criação do(a) filho(a). Outra dica é usar a internet, pois existe muito conteúdo com depoimentos de pessoas e profissionais, para ajudar os jovens a passarem por esse momento”, ensina Walfrido.

GRADE EXTRACURRICULAR - Finalmente, veja a fala do cantor Marcos Ribeiro

“A música pra mim é como uma terapia, que serve como uma válvula de escape, nos momentos turbulentos e angustiantes. Sempre gostei de ver e acompanhar casamentos e gostaria de participar deles, como um dos fornecedores. E, durante a pandemia, em sua época mais restritiva, surgiu a ideia de começar um musical, para apresentar em casamentos. No início estava com muito medo, mas, graças a Deus, tudo foi dando muito certo, começando pela divulgação que foi feita e começamos a colher os frutos, ao participar de várias cerimônias. Atualmente, comecei a fazer shows em bares e eventos particulares. Em fevereiro, fizemos a gravação de um dvd, no teatro municipal, ainda sem músicas autorais, e foi um marco muito grande na minha carreira. Em breve, vamos divulgar o lançamento dele, bem como das 1ªs músicas autorais. Agora, veio o Grande Papo, que foi outro marco pra mim, pois foi muito gratificante e inusitado cantar para alunos que têm, mais ou menos, minha idade (17 anos). Aprendi muito hoje, tanto com os debatedores, quanto com os alunos. O Grande Papo é uma grade extracurricular muito boa, tanto para os alunos, quanto para os debatedores,” conclui Marquinhos, como ele é mais conhecido.

* O 238º Grande Papo será realizado no dia 30 de junho, quinta-feira, excepcionalmente às 15H (atendendo a pedidos, na EE Padre Libério, com o tema Desigualdade Social. Até lá!


A mesa debatedora: jornalista Bié Barbosa, psicólogos Walfrido Ribeiro e Fernanda Abreu, e o cantor Marcos Ribeiro

Galeria

Mais da Gazeta

Colunistas