Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade,
desde 84
ANO 38 - Nº 1929
Pará de Minas 04/08/2022


exclusivo

GIRANDO POR AÍ

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

GENTE PEQUENA

exclusivo

GALERA PARTICIPANTE

exclusivo

GOTA POÉTICA

exclusivo

GRANDE PATRIMÔNIO

exclusivo

GALERA PLANTONISTA

exclusivo

GRITO POPULAR

exclusivo

GENTE PENSANTE

exclusivo

MAIS UMA VEZ, SEÇÃO GRITO POPULAR MOSTRA SUA FORÇA

exclusivo

UNIVERSO FAPAM

exclusivo

GERANDO PERGUNTAS

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

HISTÓRIA DE VIDA

OLINDA MARIA STAIN, 81
Adoro o GP Jornal

TÁ NA GAZETA? TÁ NA HISTÓRIA!

“O GP Jornal traz informações corretas, com toques de criatividade e alegria, fazendo agradável a leitura!”
DENY OSWALDO DE ALMEIDA LEITE, contador.

Notícias Deputados

Eduardo Barbosa participa de reunião com o Ministro do Trabalho e Previdência


O deputado federal Eduardo Barbosa participou nesta quarta-feira (25) de uma reunião dos membros da Comissão de Seguridade Social e Família com o Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos de Oliveira. O objetivo foi debater a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a precarização do atendimento.

Nesta semana, os servidores do INSS encerraram a greve e retornaram ao atendimento nas unidades na terça-feira (24). De acordo com o Ministro, os servidores se comprometeram a repor os dias parados a fim de agilizar a análise de processos e a concessão de benefícios.

Os parlamentares argumentaram a necessidade de concurso público para o órgão conseguir sanar as filas que existem hoje na análise de processos. O ministro afirmou que tem uma chance de ter concurso ainda esse ano. “É importante demonstrar para a categoria que há uma retomada da força de trabalho dos servidores que perdemos dos últimos 3 anos”, afirmou José Carlos de Oliveira.

Pessoas com Deficiência

O deputado Eduardo Barbosa questionou o ministro se nesse concurso está prevista a contratação de psicólogos para atuar na equipe multiprofissional da avaliação biopsicossocial da deficiência, que é o modelo de avaliação utilizado na concessão de benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada - BPC.

“Sabemos que dentro do INSS há uma cultura muito grande de uma avaliação puramente médica, e existe uma dificuldade na análise social e psicológica do sujeito. A contratação de psicólogos vai contribuir, e muito, para que as avaliações ultrapassem a visão biológica”, afirmou o deputado. O ministro explicou que é necessária uma ação conjunta entre os Ministérios do Trabalho e Previdência; da Cidadania; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para que a avaliação biopsicossocial seja implantada.

O Ministro também se comprometeu com os parlamentares a publicar uma Resolução que autoriza a presença de um intérprete de Libras durante a consulta da pessoa surda com o médico perito do INSS, uma reivindicação antiga do movimento surdo.

Também participaram da reunião os Deputados Federais Ruy Carneiro (PSC – PB), Alexandre Padilha (PT-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP), e as Deputadas Federais Tereza Nelma (PSD-AL), Daniela do Waguinho (UNIÃO – RJ) e Jandira Feghali (PCdoB – RJ).



Mais da Gazeta