Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

Águas de Pará de Minas celebra sete anos de atividades no município - 13/04/2022


Águas de Pará de Minas completa, no dia 17 de abril, sete anos de atividades na cidade. Durante esse período, com mais de 100 milhões de reais investidos, a empresa transformou o cenário do saneamento básico de Pará de Minas, oferecendo, por meio de seus serviços, mais saúde e qualidade de vida para população, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município. Hoje, 100% da população recebe água tratada de qualidade e 99,4% conta com coleta e tratamento de esgoto.

A concessionária começou a atuar em 2015 e, em apenas 5 meses, construiu o Sistema de Abastecimento do Rio Paraopeba, solucionando, definitivamente, o problema da falta d’água. Em 2019, essa captação foi interrompida, devido à contaminação de rejeito resultante do rompimento da barragem em Brumadinho. Diante dessa realidade, com boa gestão, a empresa garantiu o fornecimento de água contínuo, por 2 anos, até a entrega da captação do Rio Pará, construída pela Vale para recompor a obra do Paraopeba.

“Superamos muitos desafios e temos muito orgulho da nossa trajetória. Hoje, vemos uma cidade com índices elevados de saneamento básico, o que é um fator essencial para garantir mais saúde para as pessoas e proporcionar crescimento e desenvolvimento socioeconômico. Seguimos firmes com o propósito de melhoria contínua para manter o município como destaque e, assim, colaborar para a universalização do saneamento em nosso país. Esse é um momento de celebração e certeza de que muitas conquistas ainda estão por vir”, destacou o diretor da Águas de Pará de Minas, Rodrigo Macool.

Melhorias implantadas

Em 7 anos de história, obras importantes foram realizadas. Entre elas, estão adequações e modernizações na Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União, a implantação de redes e reservatórios, e a reforma da Central de Relacionamento. A ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto também foi uma grande conquista. Hoje, o município conta com nove estações de tratamento e está rumo à universalização do serviço.

Automação e setorização

O Centro de Controle Operacional (CCO), local onde é feito o monitoramento e controle da distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto 24 horas por dia, foi todo automatizado. A automação do sistema promove a comunicação, via internet, entre as unidades e o CCO. Da sala, é possível visualizar e gerenciar o sistema, o que proporciona mais agilidade e segurança na operação.

A concessionária dividiu a cidade em zonas de abastecimento e vem trabalhando para tornar cada região independente com a implantação de novas redes, reservatórios, unidades de bombeamento e registros de manobra. Assim, em caso de manutenções emergenciais, será possível executar o serviço no setor impactado sem prejudicar os demais. O controle autônomo de pressão também tem sido realizado. Essas ações têm possibilitado uma gestão ainda mais eficiente na distribuição, a operação com pressões estáveis e reduziu o índice de perda de água para 19%, número muito abaixo da média nacional.

Responsabilidade socioambiental

Diversos projetos de cunho socioambiental contam com o apoio da concessionária, que vão desde o desassoreamento de lagoas, plantio de mudas, atendimentos com o ‘Pipinha’, até campanhas de doações de sangue, alimentos, agasalhos, brinquedos e materiais escolares.

As atividades do Programa Olhar Ambiental estão presentes desde o início e centenas de pessoas já participaram. Em parceria com os diversos setores da sociedade, a iniciativa visa promover e apoiar ações, como: transmissão de conhecimentos sobre os processos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; difusão de práticas de conservação do meio ambiente, sobretudo através do uso consciente da água; gestão de resíduos e universalização do saneamento básico.

Programas para educação ambiental também foram desenvolvidos. O mais recente, o Programa “Trata Óleo” já é sucesso e tem proporcionado o descarte correto do óleo de cozinha usado, evitando que o resíduo seja despejado na rede coletora de esgoto e no meio ambiente.

Destaque no cenário nacional

A concessionária Águas de Pará de Minas foi vencedora do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMGESA) ”, em 2018 no Nível B e em 2021 no Nível I.

A cidade ocupou a 5ª posição no quesito de municípios brasileiros com água potável e saneamento básico, no ranking 2021 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Pará de Minas saiu de um cenário de escassez hídrica e se tornou referência no país. Uma história para se orgulhar!


Mais da Gazeta

Colunistas