Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade,
desde 84
ANO 38 - Nº 1923
Pará de Minas 24/06/2022


exclusivo

UNIVERSO FAPAM

exclusivo

GERANDO PERGUNTAS

exclusivo

GIRANDO POR AÍ

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

GENTE PEQUENA

exclusivo

GALERA PARTICIPANTE

exclusivo

GOTA POÉTICA

exclusivo

GRANDE PATRIMÔNIO

exclusivo

GALERA PLANTONISTA

exclusivo

GRITO POPULAR

exclusivo

GENTE PENSANTE

exclusivo

ATÉ AQUI,FATALIDADE ASSIM SÓ ERA VISTA NO FILME PREMONIÇÃO

exclusivo

HISTÓRIA DE VIDA

VERA LÚCIA SENA VALADARES
Adoro o GP Jornal

TÁ NA GAZETA? TÁ NA HISTÓRIA!

“O GP Jornal é informação e entretenimento, com qualidade e confiabilidade!”
VINÍCIUS PEREIRA DOURADO, médico cardiologista

Notícias Prefeitura

REVITALIZAÇÃO DO CRISTO REDENTOR

No dia 4, a secretaria de cultura promoveu a restauração da pintura do Cristo Redentor. A reportagem GP ouviu a secretária de cultura, Andréia Xavier Paulino. Veja.

“Está sendo uma grande honra e um orgulho para nós de estarmos restaurando a pintura desse importante patrimônio histórico. A nossa equipe ficou até emocionada, pois sabemos da valorização e da importância que é o Cristo Redentor para a cidade. Essa é uma das etapas da revitalização deste patrimônio, onde também estamos fazendo: * manutenção da escadaria e * instalação do corrimão e de toda a Via Sacra. Tenho extrema certeza que todos os pará-minenses que vierem ao Cristo ficarão tão felizes quanto a nossa equipe aqui hoje”, espera a secretária.

MERGULHO NA HISTÓRIA - A reportagem GP também ouviu o historiador Alaércio Delfino. Leia.

“O Cristo Redentor é um bem tombado pelo patrimônio municipal. Trata-se de um monumento construído pela comunidade, cuja construção começou em 1958 e demorou cinco anos para ser construído, sendo inaugurado em 25 de agosto de 1963. Seu principal construtor foi Joaquim Xavier Villaça, mais conhecido como Nêm Villaça, onde hoje é a loja Maria Elisa. Ele tinha o sonho abrir a janela lateral de sua casa e ver uma imagem do Cristo Redentor, no alto da serra. A partir dessa ideia, e com ajuda da comunidade, já com 80 anos, ele conseguiu doações para concretizar esse sonho. Algumas curiosidades sobre o nosso Cristo é que o coração de alumínio no peito da imagem foi uma contribuição do povo e estudantes, que doaram talheres, copos, formas e outros utensílios, para que fossem fundidos e utilizados como matéria-prima básica para a sua confecção. As linhas das mãos e o nariz foram feitos, baseados nos, do próprio Nêm Villaça. Além disso, podemos reparar que a estátua não fica virada exatamente para o centro da cidade, uma vez que ele foi feito para que seu olhar fosse direcionado para a casa de Nêm Villaça. Infelizmente, porém, ele faleceu um ano e meio após a inauguração do belo monumento”, revela o historiador.

DADOS DO CRISTO - Confira agora alguns fatos históricos sobre este que é o principal cartão postal da cidade.

* Com 12M de altura, a imagem do Cristo é um símbolo da fé cristã. * De braços abertos, ele simboliza também a hospitalidade afetuosa do povo pará-minense, sempre pronto a acolher os visitantes e pessoas que aqui vêm residir, com muita simpatia e generosidade. * Nessa empreitada, contou com a colaboração do engenheiro civil Ives Soares da Cunha, dos pedreiros Adriano de Carvalho e Vicente Pereira Duarte, de José Alves Ferreira, que doou o terreno e de muitos outros cidadãos que acreditaram no projeto e se empenharam para a sua concretização. * A estátua do Cristo Redentor foi feita com concreto, ferro, argila e alumínio. * Na inauguração, em 1963, quando foi celebrada missa pelo bispo diocesano dom Cristiano Portela de Araújo Pena.  * O Cristo Redentor foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, no dia 4 de abril 2003.


Mais da Gazeta