Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

HOSPITAIS COM MAIS 9 LEITOS DE CTI JUNTO AO SUS - 11/02/2022

Na tarde de sexta-feira, 4, foi anunciado oficialmente o credenciamento junto ao Sus de nove leitos de CTI geral do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Agora, o hospital conta com 19 leitos credenciados pelo Sus. A reportagem GP conversou com a gerente hospitalar, Claudine Carvalho, o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz e com o deputado federal, Diego Andrade. Confira.

TIJOLINHOS - “É uma vitória para o povo de Minas Gerais, em especial as pessoas de Pará de Minas e região. Foi um trabalho em equipe dos deputados federais de Minas Gerais, juntamente com o relator do orçamento, Hugo Leal, e o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheret. Porque era preciso ficar um legado, depois da pandemia. Não dava, simplesmente, para desativar esses leitos, especialmente em Pará de Minas que, há pouquíssimo tempo, tinha apenas quatro leitos credenciados. Infelizmente, foi uma época muito difícil, quando muitos estiveram internados, inclusive eu, além de tantos outros que perderam parentes e amigos. (...) É mais um passo importante, assim como foram: * a 1ª ampliação do hospital; * a construção da UTI; * a construção e o credenciamento da Upa 24H, fazendo com que a cidade receba mais de dois milhões de reais por ano, para custear o seu funcionamento; * o Hospital Padre Libério; e * agora mais este credenciamento de leitos no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Tijolinho por tijolinho, ação por ação, para podermos resolver um dos mais importantes problemas que atinge a população, que é o acesso à saúde pública. Mas é a união que faz a força e é importante demais o apoio do deputado estadual Inácio Franco, o apoio do ex-prefeito, do ex-deputado e ex-presidente da assembleia legislativa, Antônio Júlio, sem falar da importância do trabalho bonito do deputado Eduardo Barbosa junto às Apaes,” agradece o Diego Andrade.

VIDAS - “É um sonho que está se realizando, gradativamente. Tudo isso foi um trabalho que conseguimos junto à secretaria de estado de saúde e ao governo federal, por meio do deputado federal Diego Andrade, quando credenciamos mais esses nove leitos para o Sus, que agora totalizam dezenove. São recursos que possibilitarão termos uma manutenção, dando ajuda, principalmente, às pessoas mais carentes dentro do Sus. Agora temos outro desafio que é a implementação da alta complexidade, voltada para a ortopedia e neurologia, e fazer com que o hospital tenha sustentabilidade, para se manter diante de tantos desafios na área da saúde. Então, hoje, está sendo um dia de grande alegria. Aproveito para agradecer o conselho de saúde que possibilitou analisarmos todos os procedimentos e levar esse processo adiante. Com certeza, esses leitos irão salvar muitas vidas, não só em Pará de Minas, mas em toda região”, garante o prefeito.

ROTATIVIDADE - “Quem ganha com isso é a população, que estava realmente precisando de mais leitos. Acontecia de agendarmos cirurgias eletivas e, quando chegava a data, não havia leitos disponíveis. Então, esses novos leitos vão nos ajudar muito! Vamos agora ter uma rotatividade maior e, com certeza, conseguir atender um número maior de pessoas que precisam de cuidado intensivo”, confirma Claudine.


Mais da Gazeta

Colunistas