Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

MUDANÇAS NO ATENDIMENTO PARA SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS - 20/01/2022

Devido ao aumento na procura por assistência para casos com sintomas de síndromes respiratórias, a secretaria de saúde alterou o fluxo de atendimento nas chamadas unidades sentinelas. A reportagem GP conversou com o secretário de saúde, Wagner Magesty. Leia.

“Houve a mudança na unidade sentinela do Vila Ferreira, que terá seu atendimento transferido para a unidade do Ame – Ambulatório Médico de Especialidades, no horário das 16 às 20H. Essa medida acontece pois, assim, conseguimos dividir melhor a demanda de atendimento do HPL - Hospital Padre Libério que, realmente, tem se mantido muito cheio diante desse surto que vivemos no município e na região. É importante que as pessoas se atentem a isso, serão duas unidades sentinelas, o Ame e a unidade do Nossa Senhora da Piedade (antiga policlínica), que mantêm seus horários inalterados para atendimento a sintomas gripais”, explica o secretário.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO? - “Pacientes com sintomas leves, deverão buscar atendimento nas unidades básicas de saúde, independente de qual unidade ele é cadastrado. O protocolo para síndromes respiratórias garante o atendimento em qualquer unidade básica de saúde da sua preferência. Portanto, no HPL, deverão buscar o atendimento somente aqueles que tiverem sintomas mais graves da síndrome respiratória.”

AGILIDADE E FLUIDEZ - “Essa medida visa o menor tempo de resposta para aqueles que chegam no serviço de emergência e garante atendimento com mais agilidade e fluidez, assim gerando um acesso melhor para toda população.”

TESTES PARA COVID 19 - “Uma última situação que temos observado é que muitos pacientes assintomáticos têm buscado nosso atendimento atrás da testagem do covid-19. Nesse contexto, o novo critério, define que serão testados somente pacientes sintomáticos, ou seja, pacientes que apresentem sintomas respiratórios que predispõem suspeita de covid. Essa medida está sendo tomada para diminuir o tempo de resposta para aqueles que, realmente, precisam de atendimento e cuidados especiais.” 


Mais da Gazeta

Colunistas