Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Coletivas
Notícias Coletivas

CIDADE CONQUISTA 5° LUGAR EM RANKING DOS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU - 23/12/2021

Por meio da concessionária Águas de Pará de Minas, nosso município conquistou a 5ª posição no quesito de municípios brasileiros com água potável e saneamento básico, no ranking 2021 dos Dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Onu - Organização das Nações Unidas. Além disso, neste mês, a concessionária recebeu o troféu do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. A reportagem GP conversou com o diretor da concessionária, Rodrigo Assad Macool. Veja.

“Para nós é motivo de muito orgulho poder trazer mais esse prêmio para o município, pelos dezessete objetivos do desenvolvimento sustentável da Onu, no objetivo de número seis, que seria água tratada e saneamento, sendo que Pará de Minas ficou em 5° lugar, no país todo, e entre as cidades mineiras, a única cidade no ranqueamento entre as cinco, e por ser uma cidade de cem mil habitantes, nesse ficou em 1° lugar. Isso demonstra um trabalho sério e comprometido, em que não só a concessionária, com toda sua equipe vem fazendo, como também as parcerias e os apoios, como a prefeitura, Arsap, pois esse resultado chega principalmente para a população. É a população recebendo água de qualidade, esgoto bem tratado, ficando menos doente, e o município se preparando para um desenvolvimento mais sustentável,” ressalta Rodrigo.

TROFÉU PNQS - “Além disso, podemos trazer também para o município o troféu do PNQS - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, onde Pará de Minas ganhou mais um ano, agora num nível mais apertado, um nível acima, trazendo esse título que é considerado o Oscar do Saneamento, e Pará de Minas mais uma vez esteve presente, dentre tantas grandes cidades. Estivemos recebendo esse troféu, levando o nome de Pará de Minas e do saneamento da cidade para todo o país. Em 2019 nós participamos no nível B, conquistamos o troféu, e nesse nível ele tem menos pré-requisitos em que a cidade tem que demonstrar, e isso nos deu o direito de participar do nível 1. No nível B tivemos cento e cinquenta pré-requisitos para demonstrar, e dessa vez tivemos que demonstrar duzentos e cinquenta pré-requisitos, o que aumenta cem pontos na graduação para conseguir levar o prêmio. Hoje Pará de Minas conseguiu receber o nível 1, e vamos nos preparar para que no ano que vem possamos concorrer ao nível 2, que aí já pula para quinhentos pré-requisitos que temos que demonstrar.”

A QUE SE DEVE TUDO ISSO? - “Tivemos um trabalho comprometido de toda equipe, são investimentos altos que a empresa vem fazendo ao longo desses seis anos, e principalmente atinar com o que a população precisa, que é água com qualidade, esgoto coletado e tratado, um bom serviço prestado. Entendemos que uma cidade saneada é uma cidade saudável. Se a gente olhar para seis anos atrás, era uma cidade que perecia com a falta d’água, tinha inúmeros problemas com a questão do esgotamento sanitário, e em seis anos conseguimos mudar totalmente esse cenário. Saímos de uma cidade que era conhecida por não ter água, para ser uma cidade com abundancia em abastecimento e referência nacional em prestação de serviços.”


Mais da Gazeta

Colunistas