Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

QUEM DEVE SE VACINAR CONTRA A FEBRE AMARELA? - 22/12/2021

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti. A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola.

VACINAÇÃO - A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sus - Sistema Único de Saúde oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde.

QUEM DEVE SE VACINAR? - A vacina é indicada para: * Crianças, ao completarem nove meses de vida, devem tomar uma dose; * Crianças, ao completarem quatro anos de idade, devem tomar a dose de reforço; * Pessoas de cinco a cinquenta e nove anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem tomar uma dose; * Pessoas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem cinco anos de idade devem tomar uma dose de reforço; * Quem já se vacinou dentro destes parâmetros não precisa se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida!

QUEM NÃO DEVE SE VACINAR? - * Crianças menores de nove meses de idade. * Mulheres amamentando crianças menores de seis meses de idade. * Pessoas com alergia grave ao ovo. * Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350. * Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia. * Pessoas portadoras de doenças autoimunes. * Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

IMPORTANTE - Toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar. A vacina está disponível, durante todo o ano, nas mais de quatro mil unidades de saúde em todo Estado de Minas Gerais. É segura e gratuita, sendo disponibilizada pelo Sus. Procure a UBS - Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, seguindo as orientações de prevenção a covid-19, e leve o cartão de vacinação.


Mais da Gazeta

Colunistas