Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

RETROSPECTIVA 2021: AS AÇÕES DE REPARAÇÃO DA VALE EM PARÁ DE MINAS - 15/12/2021

A seguir, relembramos os principais marcos das ações de reparação da Vale em Pará de Minas pelos impactos causados em virtude do rompimento da barragem B1. Essas e outras iniciativas estão listadas no detalhe em vale.com/reparacao. 

NOVA ADUTORA GARANTE O FORNECIMENTO DE ÁGUA PARA TODA A POPULAÇÃO - Entregue em fevereiro e inaugurada em novembro, a estrutura é a solução definitiva para reparar o município após a suspensão da captação de água no rio Paraopeba. Sua vazão é de 284 litros por segundo, ou 1 milhão de litros por hora, o equivalente ao volume de água captado pelo município no Paraopeba antes do rompimento da barragem. Com aproximadamente 50 km de extensão, a estrutura está localizada entre os municípios de Pará de Minas e Conceição do Pará. Sua tubulação, que compreende 7 mil tubos de 6 a 12 metros de extensão e diâmetro de 500 mm, é quase totalmente subterrânea - com exceção das travessias de rios e córregos. No pico das obras de construção, foram gerados mais de 600 empregos diretos, sendo que mais de 36% da mão de obra contratada foi de moradores de Pará de Minas, Conceição do Pará e municípios limítrofes. Também foram priorizados os fornecedores da região, dentro da política da empresa de valorização da contratação local. Além da entrega, o município também já conta com oito poços profundos em operação, que garantem uma vazão de 52 l/s, além de uma nova captação no ribeirão Cova D´antas, com capacidade para 96 l/s. Por fim, quando a captação no rio Paraopeba for liberada, Pará de Minas duplicará sua capacidade de captação de água outorgada, o que trará maior tranquilidade à população e maior poder de manobra aos operadores do sistema.

CONTA DE LUZ MAIS BARATA NA APAE -  A Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pará de Minas está com a conta de energia elétrica mais barata. O novo sistema de geração de energia fotovoltaica contribuiu para uma economia significativa nas despesas da entidade. Apenas no primeiro mês de operação, a tecnologia foi responsável pela redução em 83% da conta de energia elétrica. Construído com recursos da Vale, o novo sistema está instalado no Centro Especializado em Reabilitação, que atende mensalmente mais de 1.300 pessoas com deficiência. “Vamos poder utilizar esse recurso economizado em outras frentes, para podermos aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias”, comenta Laura Oliveira, coordenadora do setor de captação de recursos da Apae. Desde o início da pandemia, o espaço também apoia a Prefeitura de Pará de Minas na reabilitação de pacientes com sequelas pulmonares da Covid-19 em sessões de fisioterapia e reabilitação. 

ATENDIMENTO HUMANIZADO À POPULAÇÃO LGBTQIA+ - Pará de Minas é um dos poucos municípios do país a contar com profissionais especializados e um centro público de saúde específico para o atendimento à população LGBTQIA+. A cidade conta, desde setembro de 2020, com o Centro de Atenção à Saúde LGBTQIA+, que atende a cerca de 140 pacientes por mês. O espaço é fruto do Projeto Transformação, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e apoiado pela Vale ao longo de 2021, através do Programa Ciclo Saúde. O Projeto nasceu a partir de mapeamento de demandas realizado pela pasta da saúde em conjunto com a Associação Diversidade, que atua no município. Seu objetivo é oferecer atendimento integral às necessidades de saúde da população LGBTQIA+, principalmente àquela parcela que não tem acesso aos serviços de saúde. Para isso, o espaço conta com a infraestrutura completa comum a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de equipe multidisciplinar capacitada para atender com respeito e empatia a essa parcela pa população paraminense. “O Programa Ciclo Saúde chega para apoiar a evolução desse projeto tão importante para a comunidade. Desde o ano passado, atuamos no apoio à gestão e à capacitação dos profissionais envolvidos”, conta Juliana Bahia, gestora do Ciclo Saúde na Reparação da Vale. Desde a inauguração, Gabriela Faria Dias é atendida pelo Centro de Atenção à Saúde LGBTQIA+ de Pará de Minas. Ela conta que sua relação com a Atenção Básica de Saúde mudou bastante. “É um privilégio contar com profissionais que nos atendem e nos acolhem dessa forma”, conta. Gabriela frequenta o espaço semanalmente para a realização de tratamento hormonal, acompanhamento psicológico e assistência para a troca de seu nome de registro. 

DIÁLOGO ABERTO E ESCUTA ATIVA COM POPULAÇÃO IMPACTADA - Moradores de Pará de Minas e de outros municípios habilitados a receber e apresentar propostas para os projetos na Bacia do Paraopeba tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Acordo de Reparação Integral durante sessões de conversa com a Vale, realizadas entre os meses de outubro e dezembro. O objetivo foi apresentar no detalhe os termos do Acordo, seus prazos e como a população poderia participar, além de deixar claros os papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos. Ao todo, foram realizados 38 encontros na região da bacia do Paraopeba. 


Mais da Gazeta

Colunistas