Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

SERVIÇO DE CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE DO HNSC É HOMENAGEADO - 07/12/2021

Nas últimas semanas foi comemorada a Semana e o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data definida reverencia o aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Para celebrar a data, o Hemominas Divinópolis preparou uma programação especial para os doadores, com apresentação de música, lanche especial e diplomação dos doadores fidelizados. Representado pela responsável pelo setor de captação, Fabíola Nogueira, o Serviço de Captação de Doadores do HNSC - Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Fundação Hemominas. Fabíola estava acompanhada do grupo de doadores do município, que foram realizar a doação de sangue. O gesto dos doadores de sangue voluntários ajuda a salvar vidas e é imprescindível, já que o sangue não é produzido artificialmente: nós somos a única fonte desta matéria prima.


NÚMEROS DE 2020 - O exercício desse gesto permitiu que, em 2020, a Hemominas recebesse cerca de trezentos e oito mil candidatos à doação de sangue, solidariedade transfundida em vida e compartilhada com pacientes distribuídos em mais de 90% de estabelecimentos de saúde de Minas Gerais, além dos cerca de oito mil pacientes hematológicos atendidos nos ambulatórios da própria Fundação. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Opas - Organização Pan-Americana de Saúde, mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.


SEJA UM DOADOR - Nada substitui o sangue, e a quantidade retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ML de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!


* O HNSC agradece a todos os seus doadores voluntários e convida aqueles que querem se tornar doadores, que entrem em contato com a instituição por meio do) 3233-5461, pelas redes sociais do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou por meio do site, no formulário Seja um Doador de Sangue.


Mais da Gazeta

Colunistas