Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Coletivas
Notícias Coletivas

ENTREGUE QUATRO LITROS DE ÓLEO USADO E GANHE UM, NOVO - 03/11/2021

Até março de 2022, estará funcionando o Programa Trata Óleo, promovido pela concessionária Águas de Pará de Minas, que conta com meios corretos e sustentáveis para o descarte do óleo de cozinha usado. Esse programa visa atender toda a população e, a cada quatro litros de óleo usado entregues, a pessoa ganha um litro de óleo novo. Todo o material descartado será devidamente reservado e destinado à geração de biodiesel e produtos de limpeza ecológicos. Para saber mais, a reportagem GP conversou com o diretor da Águas de Pará de Minas, Rodrigo Assad Macool. Acompanhe.

“O principal objetivo desse programa é fomentar a educação ambiental, que faz parte do conceito da empresa, de levar educação ambiental nas escolas, para a população e seus usuários. Com isso, queremos retirar o descarte incorreto do óleo de cozinha, que as vezes é descartado na rede de esgoto, na própria pia, trazê-lo para o descarte correto, por meio de uma destinação feita, para que depois se torne biodiesel e produtos ecológicos. O óleo, quando descartado incorretamente, cai na rede de esgoto e forma, quase que como uma esponja, um sólido, que acaba causando inúmeros transtornos, seja no transbordamento do esgoto e entupimento da tubulação. Esse transtorno é causado, não só para a população, como para o meio ambiente. Portanto, o descarte correto desse óleo traz inúmeras vantagens para todas as pessoas e para a comunidade,” ensina Macool.


MAIS ALGUMA COISA? - “Dependendo do sucesso da campanha, nós podemos determinar se a troca do óleo usado pelo novo vai continuar ou não, porém os ecopontos continuarão nos locais, onde foram instalados, pois é muito importante que a gente tenha esse hábito de fazer a destinação correta do óleo.”


* Veja onde estão instalados os ecopontos: * na rua Maestro Espíndola, 270, Nossa Senhora das Graças; * na secretaria de agronegócio, desenvolvimento rural e meio ambiente (rua Waldemar de Oliveira, 606, Santos Dumont); * no Cras Renê Vieira Leitão (rua Paulo Braz Menezes, 87, Novo Horizonte); e * no Cras Augusto de Oliveira Duarte (rua Georges Collin, 371, Walter Martins).


Galeria

Mais da Gazeta

Colunistas