Selo GP ANO 37 - Nº 1895
Pará de Minas 02/12/2021
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade,
desde 84
Selo GP ANO 37 - Nº 1895
Pará de Minas 02/12/2021
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e imparcialidade, desde 84

TABLETS – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO JUSTIFICA PRETENSÃO, MAS SUSPENDE PREGÃO

20/10/2021 | Notícias Variadas

O anúncio de que a prefeitura, por meio da secretaria de educação, pretendia adquirir tablets para atender alunos das escolas de ensino fundamental e infantil, por meio de pregão eletrônico, chamou atenção do O S B local - Observatório Social do Brasil, que encaminhou ofício solicitando informações complementares. Na pretensão de entender melhor as atividades que seriam desenvolvidas com tais equipamentos, o observatório fez várias indagações começando pela totalização dos alunos e se os tablets seriam utilizados apenas nas escolas. O O S B também quis saber se haveria algum programa/software no tablet para utilização como material didático, como seria feita eventual manutenção no equipamento e se a criança receberia outro caso perdesse ou estragasse o mesmo. A resposta da secretaria de educação chegou assinada pela titular da pasta, Marluce Pinto Coelho. Segundo ela, “não há investimento que supra a necessidade de proporcionar às crianças o direito de acesso à educação. Investir em recursos que possibilitam acesso à educação é pensar alto, acreditar que a educação transforma a sociedade, conscientiza e transforma as crianças em agentes participantes do ambiente em que estão inseridas.” Quanto à pretendida aquisição, a secretária justificou com a necessidade de informatização das escolas, bem como o atendimento do modelo híbrido de ensino, visando ao aprimoramento da metodologia. A respeito do número de alunos na rede municipal foi informado que eles são 7.967, divididos da seguinte maneira: * zero a três anos: 1.849; * quatro a cinco anos: 1.993; * fundamental I: 2.250; * fundamental II: 1.479; e * projetos sociais: 396. Foi informado ainda que as crianças poderiam levar os tablets para suas casas e que a disponibilização da plataforma nas tarefas já estaria em fase de estudos. Os equipamentos seriam patrimoniados e utilizados somente no decorrer do ano letivo. A secretária encerrou os esclarecimentos informando que, através da inovação, existe um esforço para amenizar a evasão de alunos da rede, durante a adaptação ao modelo híbrido.

LICITAÇÃO SUSPENSA - Mesmo com o edital publicado, a prefeitura de Pará de Minas anunciou, há poucos dias, que o pregão para aquisição dos equipamentos foi suspenso. Não houve esclarecimento sobre o motivo.


Mais da Gazeta

Exclusivo

HISTÓRIA DE VIDA

MARIA FERREIRA DA SILVA, 83
HISTÓRIA DE VIDA

ADORO O GP JORNAL

“O GP JORNAL é um verdadeiro exemplo de sucesso, pois, apesar das mudanças tecnológicas, segue forte, com o seu objetivo de informar, com qualidade!”
DANILO JOSÉ TEIXEIRA LEMOS, agrônomo.
Adoro o GP Jornal