Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

MEIRELENSES FAZEM EXIGÊNCIAS SOBRE A NOVA ESCOLA


- 19/08/2021

A reportagem GP recebeu na manhã do dia 10 de agosto, do advogado Rodrigo Campos, uma Carta Aberta dos moradores da comunidade de Meireles respondendo a proposta do prefeito Elias Diniz de construir uma nova escola municipal naquele povoado. A escola será erguida no local onde se encontra o atual campo de futebol, com recursos da prefeitura, na ordem de 3 milhões de reais, que já estão garantidos, conforme projeto apresentado. Nele se incluem, além da nova escola, as vias no seu entorno e o acesso independente ao cemitério, sem nenhum comprometimento dos valores do acordo estabelecido com a Vale, para a realização dessas obras. O processo licitatório ocorrerá imediatamente e a construção será iniciada e concluída até o fim de 2022, conforme fala do próprio prefeito Elias Diniz, na reunião realizada, na manhã do dia 27 de julho, em seu gabinete, com a presença de representantes da comunidade de Meireles e do M P M G - Ministério Público do Estado de Minas Gerais, reiterada por meio de posicionamentos públicos do prefeito. Após a realização de reuniões, em Meireles, para debaterem a proposta, visto que ela envolve ceder o campo de futebol, em área doada por moradores, construído e mantido por esforços da própria comunidade, por respeito à história dos antigos moradores, além de avaliar os transtornos decorrentes das obras que serão realizadas, sobretudo, para os vizinhos das áreas afetadas. Enfim, os meirelenses querem, sim, a construção da nova escola municipal, desde que: * o M P M G fique responsável pela elaboração e seja signatário do acordo no qual serão firmados os termos, compromissos, contrapartidas e datas; * um novo local para o campo de futebol seja definido e que seja garantida a aquisição ou a desapropriação da área; e que o novo campo esteja disponível para a comunidade de Meireles, no prazo de doze meses, contados a partir do início da obra da nova escola; * a prefeitura garanta e indique no seu orçamento os recursos necessários para a construção da nova escola municipal, que seja iniciada e concluída ao longo de 2022; * a escola seja equipada e conte com os profissionais necessários ao seu pleno funcionamento; * a quadra da nova escola fique à disposição da comunidade, para uso fora do período das aulas, a exemplo do que hoje ocorre; e * seja feita pela prefeitura intervenções nas vias de acesso a Meireles, de modo que seja possível que alunos de outros povoados, distritos e bairros possam ser transportados com segurança.

Sobre a aplicação dos recursos oriundos do acordo com a Vale, a comunidade entende que: * deve ser formalizada a destinação de mais 500 mil reais à comunidade de Meireles, face a não aquisição das vacinas anti-covid, por parte da prefeitura; * nenhuma das cláusulas do acordo que garante à comunidade a prerrogativa de definir e acompanhar a aplicação dos recursos serão alteradas; * o novo posto de saúde será construído no local onde fica a atual escola municipal, no qual também serão construídas salas e oficinas de artesanato; * os projetos arquitetônicos, estruturais e outros que vierem a ser elaborados por profissionais da Aeapam - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas serão pagos com recursos do acordo; * o calçamento das ruas laterais do povoado de Meireles passará a constar na lista de benfeitorias que serão custeadas, a partir dos recursos vindos do acordo com a Vale; * antes de qualquer intervenção no calçamento, seja feito com a Águas de Pará de Minas um acordo, para que seja resolvida a questão do esgoto que atende Meireles, para evitar novas intervenções a perda do dinheiro aplicado; * a prefeitura, como concedente da concessão e o Ministério Público, participem dessas tratativas.

Porém, não se trata de decidir entre a nova escola versus o campo de futebol, nem de fazer juízo de valor sobre o que é mais ou não importante. Eles entendem que todas essas benfeitorias são necessárias e podem coexistir. A comunidade reitera o reconhecimento pelo competente trabalho desenvolvido pelo Ministério Público e registra na GAZETA o seu agradecimento ao promotor de justiça Delano Azevedo Rodrigues. Registra ainda apreço pela proposta feita pelo prefeito Elias Diniz, visto que o investimento em educação gera benefícios permanentes.

O OUTRO LADO - Contatado, veja o que disse o prefeito Elias Diniz.

“ (...) A boa notícia é que a comunidade aceitou a proposta do município de fazer uma escola modelo, ao invés de fazer a reforma de um prédio que ficaria insuficiente para aquela comunidade. Então, o município vai fazer uma escola, que tem todo um amparo, não só para Meireles, mas também outras comunidades, no seu entorno. Tenho certeza de que será algo maravilhoso e um patrimônio (...) para a comunidade, (...) fonte geradora de conhecimento. As outras tratativas, no que se diz respeito a indenização da Vale, serão trabalhadas, em outro momento,” diz o prefeito.


Mais da Gazeta

Colunistas